Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros perdeu quase 500 alunos nos últimos 15 anos

PUB.

Ter, 13/09/2022 - 09:25


Em 15 anos, o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros perdeu quase 500 alunos. A revelação foi feita pelo diretor, Paulo Dias.

“Estávamos com 1740 alunos e agora são 1261 os inscritos. São muitos alunos e turmas a menos, mas, neste momento, parece-me que estamos a estabilizar. A nível do 1º e 2º ciclos estamos com quatro turmas em cada ano e no 3º ciclo ainda vamos tendo mais uma ou duas. Penso que o alarme está a soar não só na escola, com a falta de alunos, mas em todo o lado com a falta de população. O nosso país é dos que tem população mais envelhecida e com níveis de natalidade mais baixos”, referiu.

Isso é visível também ao nível do secundário, que em Macedo de Cavaleiros vai contar apenas com três turmas do ensino regular este ano lectivo.

“Tivemos uma redução de uma turma, do ensino dito regular, o ano passado tínhamos mais uma de 10º ano. Conseguimos manter a oferta das três áreas, ciências, letra e socioeconómicas, para além dos dois cursos profissionais, mas é uma oferta que está em risco porque, efetivamente, o número de alunos está a diminuir. Neste momento temos seis turmas de 9.º, mais uma CEF e uma PIEF, o que totaliza oito turmas, significando isso que podemos ter a retoma de uma no próximo ano, mas como só temos 80 alunos no 8.º ano, significa que daqui a dois anos serão estes os alunos que estarão no 10.º e darão, no máximo, três turmas do regular e uma do profissional”, afirmou.

Um dos motivos é escolha pelo ensino profissional, que parece estar a ter bons resultados.

Declarações do Diretor do Agrupamento de Macedo de Cavaleiros, em entrevista acerca do arranque do próximo ano letivo, que em Macedo inicia a 16 de setembro para os 1º, 2º 7º, 8º, 9º, 10º, 11º e 12º anos. Os restantes começam dia 20, devido às obras que têm estado a decorrer na escola.

Um regresso já sem regras impostas pela pandemia.

As atividades de educação pré-escolar começam no dia 15 de setembro, quinta-feira. No dia 14 há reunião do diretor com os pais e encarregados de educação do 1º ano, no centro escolar. Escrito por Onda Livre (CIR).