Agricultores não conseguem vender o que produzem

PUB.

Qua, 22/07/2009 - 08:21


A crise está a afectar os produtores transmontanos, que já pensam em desistir da agricultura. Nem a queda dos preços para quase metade do que se praticava há um ano ajuda a vender mais.  

O problema é mais sentido na batata e na fruta. “Está a metade do preço, não conseguimos vender por isso temos de vender a qualquer preço” refere Carlos Borges. “As pessoas compram menos e como há fartura as coisas são mais baratas” explica Fernando Fernandes.“Há muita quantidade” reforça Fernanda Samões. No entanto, os consumidores não sentem as descidas de preços, que podem acentuar-se com o decorrer do Verão e a chegada de mais produtos. “Pouco mais barato está, quase nada, ás vezes a fruta, mas de resto está tudo mais caro” considera Maria Gracinda Benites. “Eu não noto muita diferença” afirma Teresa Martins. Já Aldina Gonçalves diz que “não está muito mais barato mas ainda se nota alguma coisa”. António do Nascimento diz que “as batatas talvez estejam um bocadinho mais baratas, mas os feijões e a fruta está mais ou menos”. 

Muitos produtores admitem já deixar de produzir, tendo em conta os elevados custos de produção.

“A vender a este preço, pró ano não produzo” afirma Carlos Gomes. “Neste momento compensa mais comprar para vender do que fabricar pois não dá para o trabalho” refere Fernanda Samões. “Hoje em dia já não vale a pena” afirma Maria Rodrigues.

Escrito por Brigantia