Agricultores do Planalto Mirandês vão ter ajuda com a burocracia da PAC

PUB.

Sex, 08/10/2010 - 10:45


Ajudar os agricultores do planalto Mirandês com as burocracias exigidas pela Política Agrícola Comum, a PAC. É isso que a Cooperativa Agrícola de Palaçoulo pretende fazer com o novo Serviço de Aconselhamento Agrícola (SAA), que anteontem começou a funcionar.

Um serviço destinado a todos os agricultores que queiram melhorar as suas explorações agrícolas e pecuárias.

Áreas como a saúde pública, saúde animal, fitossanidade, bem-estar animal, boas condições agrícolas e ambientais, e segurança no trabalho vão estar na ordem dos serviços prestados, pelo veterinário Luís Fernandes.

 

 “Toda a actividade agrícola tem alguma coisa a ver com o ambiente, segurança alimentar e a vertente de saúde pública e animal. São requisitos que têm a ver com as ajudas que os agricultores recebem. É um serviço para aconselhar o agricultor no sentido de evitar penalizações, fazendo os melhoramentos possíveis dentro da actividade que desempenha”, explica.

 

Os agricultores que atingirem os objectivos preestabelecidos dentro das suas actividades agrícolas podem ter apoios na ordem dos 80%.

 Um valor que ronda os 1500 euros para os agricultores inseridos na Rede Natura 2000.

 “Aceitando o serviço, iremos às explorações identificar os pontos críticos e será elaborado um plano de acção para três anos, para eliminar esses pontos críticos. O agricultor também tem algum apoio para isto.”

 A primeira sessão decorreu quarta-feira à noite, em Palaçoulo. E já é do agrado dos agricultores.

“É uma mais-valia. Ainda estou a apensar mas devo adquirir o serviço”, admite José dos Anjos Pires, apesar de se considerar “um pequeno agricultor”.

 José Augusto Ramos considera que vai ter “muitas vantagens”, sobretudo para “os jovens agricultores”.

Este Serviço de Aconselhamento Agrícola vai decorrer ao longo do mês de Outubro no Concelho de Miranda do Douro e no mês de Novembro no Concelho de Vimioso.

 

Os agricultores interessados devem dirigir-se à Cooperativa Agrícola de Palaçoulo.

Escrito por CIR