Agricultores do distrito preparam duas manifestações para amanhã

PUB.

Qua, 07/02/2024 - 09:56


Acontecem em Macedo de Cavaleiros e em Vila Flor

Dois grupos de agricultores do distrito estão a preparar manifestações para amanhã de manhã. Uma em Macedo de Cavaleiros, com agricultores de várias zonas da região, na intersepcção do IP2 com a A4, e outra junto ao nó do IC5 com o IP2, em Vila Flor, em que participam agricultores deste concelho e de Carrazeda de Ansiães.

Luís Vila Real, produtor de maçã, em Carrazeda, diz que o objetivo é alertar o governo para o desespero em que vivem os agricultores. “Estes movimentos foram espontâneos. Os agricultores sentiram necessidade de fazer ver ao Governo e à sociedade civil a situação real em que a agricultura se encontra, que está em crise, nos seus vários domínios. O que despoletou esta situação foram os cortes, à queima roupa, no pagamento de subsídios. Cortes de 35% na parte das candidaturas à agricultura biológica e de 25% em proteção integrada”.

No caso particular de Carrazeda de Ansiães, o que move os agricultores é a falta de apoio para a implementação de torres antigranizo para defender as culturas, nomeadamente os pomares de macieiras.

Luís Vila Real diz que esta medida foi prometida pelo Governo e aprovada por unanimidade na Assembleia da República por proposta do grupo parlamentar do PS, mas agora não há vontade de a implementar. “Neste momento verificamos que há uma cobardia politica que impede a sua implementação e nós não podemos aceitar este sonambulismo politico”. 

Luís Vila Real é apenas um entre muitos produtores de maçã que não querem voltar a passar por calamidades resultantes da queda intensa de granizo como aconteceu nos últimos dois anos. 

Luís Vila Real acrescenta que se a medida fosse rapidamente desbloqueada, ainda seria possível instalar os canhões antigranizo a tempo de proteger a próxima campanha agrícola.

O produtor de maçã está convencido que seria preciso um investimento de pouco mais de 500 mil euros, para que o concelho ficasse protegido do granizo.

Torres deste género já são usadas em concelhos produtores de maçã como Armamar e Moimenta da Beira.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)