Aeroclube comemora 50º aniversário

PUB.

Seg, 09/09/2013 - 10:07


O Aeroclube de Bragança comemorou, ontem, meio século de existência. Uma efeméride assinalada por directores, sócios e amigos do clube. A história desta associação começou há 50 anos atrás com um grupo de amigos, que tinham em comum o gosto por voar.

João Pedro é um dos sócios fundadores e, aos 77 anos, recorda as dificuldades sentidas para começar o projecto. “Começou numa brincadeira, numa sede de madeira, no campo de aviação antigo. Tivemos muitas dificuldades, os sócios entraram cada um com algum dinheiro e conseguimos comprar um aviãozinho. A Força Aérea, na altura, colaborava connosco e deixava-nos um pouco de gasolina”. Luís de Carvalho, um dos fundadores falecido em 2008, foi lembrado por todos. Manuel Gonçalves, sócio do Aeroclube, recorda o seu empenho e dedicação. “Está marcada por uma dedicação e empenho, pelas dificuldades vencidas. Actualmente está numa fase de grande dinâmica, nomeadamente na formação de pilotos, que era o sonho de alguns que já partiram como o Dr. Luís de Carvalho”.Actualmente com cerda de 350 sócios, o Aeroclube continua a formar pilotos e a reunir todos os fins-de-semana sócios e amigos.João Rodrigues é presidente do Aeroclube há seis anos e quer continuar a fazer deste uma associação “acessível” a toda a população.Hernâni Dias, vereador do desporto da autarquia de Bragança, destacou o papel do Aeroclube na dinamização do movimento associativo da cidade. “Esta data mostra a vitalidade desde clube e a forma como alguém o pensou. O Aeroclube tem feito um grande trabalho”.

As comemorações do 50º aniversário do Aeroclube de Bragança contaram com um espectáculo de acrobacia aérea, baptismos de voo e a realização do X Raid Aéreo do Nordeste Ibérico. A 10ª edição do evento começou em Espanha, no dia três deste mês, com a participação de 28 aeronaves ultraleves e ligeiras, e terminou ontem em Bragança.

Escrito por Brigantia