Adjudicação final da EN308-3 só em Maio

PUB.

Qua, 21/04/2010 - 10:59


Afinal, será só em Maio que será feita a adjudicação definitiva da requalificação da EN 308-3, entre Bragança e Dine.  

Isso mesmo garantiu ontem o Governador Civil de Bragança, Jorge Gomes, numa reunião com o Movimento de Utentes e vários presidentes de juntas de freguesia servidas por aquela estrada.

“Estávamos a prever que ainda fosse este mês, coisa que não vejo possível porque o Orçamento de Estado ainda não foi publicado”, explica Jorge Gomes. O prazo de conclusão “era até final do ano mas a adjudicação definitiva ainda não foi feita”. Por isso, “será de um ano a contar do momento da adjudicação final. A estrada é para as populações e não para os ‘mentideros’ políticos, que gostariam que houvesse algum percalço.”

 

No entanto, o Governador Civil de Bragança acredita que mesmo que as obras estivessem já no terreno, poucos trabalhos poderiam ter sido executados. “Com o estado do tempo que tivemos no Inverno, não tinha sido grande o avanço”, acredita, esperando haver condições “para acelerar o ritmo de construção”.

Jorge Gomes deixou ainda uma advertência à empresa construtora, a Gabriel Sá Couto, por alegadamente difundir informações erradas.

Já Carlos Fernandes, o líder do Movimento de Utentes, que pediu esta reunião no Governo Civil, diz que sempre esteve tranquilo mas espera que a estrada esteja terminada ainda em 2010. “Foi essa a ideia que sempre tive, que até ao fim deste ano tenhamos a estrada, por muito que doa a muita gente”, sublinhou Carlos Fernandes. “A única coisa que falta é o Secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas deslocar-se ao local assinar o auto de consignação, para as obras começarem. Informação que tem a empresa vencedora do concurso e o presidente da junta de freguesia de Espinhosela, ao contrário do que disse aos jornais”, acusa.

Ora, precisamente Telmo Afonso foi um dos ausentes da reunião, uma ausência considerada “estranha” por Carlos Fernandes, mas que o próprio presidente da junta de Freguesia de Espinhosela explicou à Brigantia com “afazeres relacionados com a freguesia”.

Mesmo assim, Telmo Afonso diz-se satisfeito com a garantia de que a estrada vai avançar brevemente.

“É claro que fico. Gostava de ver a estrada começada já amanhã. Fico muito feliz”, contou, garantindo que tentou avisar o líder do movimento sobre a sua ausência no encontro.

Para já ainda não está agendada a data da adjudicação definitiva da obra que só deverá ocorrer no mês de Maio.

A empreitada está orçada em dois milhões, cento e oitenta mil euros.

Escrito por Brigantia