AdIN lança empreitada para controlar perdas de água no concelho de Torre de Moncorvo

PUB.

Qua, 23/06/2021 - 09:23


A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo vai implementar pontos de medição e instrumentos de controlo na rede de distribuição de água, sobretudo nos reservatórios. 

A ideia é controlar o funcionamento da rede. A consignação da empreitada já foi assinada entre o município e a empresa multi-municipal Águas do Interior Norte.

Segundo o presidente da câmara, Nuno Gonçalves, o investimento permitirá controlar as perdas de água.

“Este investimento é extremamente importante porque vai permitir que as perdas que o município ainda tem não sejam refletidas na tarifa e na capacidade de compra e de venda de água”, afirmou.

Em Torre de Moncorvo, a empresa multi-municipal Águas do Interior Norte é responsável pela facturação desde Novembro de 2019. Nuno Gonçalves salienta que o investimento seria complicado se o município não integrasse a empresa.

“Era impossível a um município per si ter este investimento, mas, através da ação da própria empresa e dos municípios que a integram, conseguimos ir ao POSEUR e temos estas ações que são extremamente importantes para que a empresa e os municípios, além da qualidade de água que já temos, sejam também rentáveis “, afirmou ainda o autarca.

Segundo Carlos Silva, presidente da Águas do Interior Norte, desta forma vai ser possível direcionar os investimentos para os locais onde as perdas estão a acontecer, já que podem agora ser identificadas.

“O concelho de Torre de Moncorvo apresentava perdas na ordem dos 60%, isso significa que nós comprávamos 100 só vendíamos 40, perdíamos 60, o que queremos fazer com estes investimentos é que essa eficiência a aumente, percamos menos água e consequente tenhamos que comprar menos água, portanto ser mais rentáveis, o que vai permitir que a tarifa que os nossos clientes nos pagam possa baixar”, salienta.

A empreitada foi adjudicada por cerca de 703 mil euros. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves