Acidente na Linha do Tua faz uma vítima mortal

PUB.

Sex, 22/08/2008 - 15:31


  Um morto é o resultado do acidente desta manhã com uma composição do metro de Mirandela, por volta das onze horas. A composição circulava com destino ao Tua, com cerca de 50 passageiros. Presume-se que uma explosão na parte dianteira da automotora terá provocado o descarrilamento, fazendo com que esta tenha tombado para o lado contrário ao rio. A vítima mortal é uma mulher de 47 anos.    

 Há momentos, José Silvano, presidente do Metro de Mirandela, mostrava-se indignado com o acidente e visivelmente emocionado. “Neste momento não há dados nenhuns”, revela José Silvano. “O que interessa é rapidamente estabilizar a situação, para que, sem ser a quente e emocionalmente, se possa pensar sobre mais este acidente e pensar porque que é que há quatro num ano e nunca houve nenhum em 100 anos”, sublinha o presidente do Metro de Mirandela. ” Hoje sinto-me completamente defraudado”, acrescenta José Silvano.  A última actualização foi realizada pelo Governador Civil do distrito de Bragança, Jorge Gomes, que desconhece que já tenha sido aberto um inquérito oficial ao acidente. “A senhora já foi retirada morta da composição e ainda temos um ferido grave, do qual ainda não sabemos bem o estado”, assinala Jorge Gomes. “Estamos a evacuar a zona e a desmobilizar as corporações de bombeiros e INEM para regressar tudo à normalidade dentro do possível”, conclui o Governador Civil do distrito de Bragança.   

No espaço de ano e meio este é já o quarto acidente na linha do Tua, o mais grave ocorreu em Fevereiro do ano passado, quando uma das composições do Metro de Mirandela caiu ao rio Tua, acidente no qual morreram três pessoas. Mais tarde, uma dresina da REFER acabou também por descarrilar devido a uma queda de pedras, ferindo os três funcionários, embora sem gravidade. Hoje, conta-se uma vítima mortal, dez feridos graves e 25 feridos ligeiros.

 

O acidente aconteceu a 1km da estação da Brunheda, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Os feridos estão a ser triados no Centro de Saúde do município e depois encaminhados para os hospitais de Mirandela e Vila Real, consoante a gravidade.

No local estão várias ambulâncias, bombeiros, veículos de desencarceramento e também helicópteros do INEM.

 

A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, está a deslocar-se para o local.