830 mil euros para investir no comércio de Mirandela

PUB.

Qui, 14/01/2010 - 09:24


A MIRCOM vai investir, este ano, cerca de 130 mil euros em acções de animação, dinamização e promoção do comércio tradicional em Mirandela. Uma iniciativa que foi aprovada pelo Sistema de Apoio a Acções Colectivas e vai ser financiada em 70 por cento por fundos comunitários.  

A novidade foi avançada pelo presidente da Associação Comercial local durante a cerimónia da tomada de posse dos órgãos sociais eleitos em Dezembro, para os próximos três anos.

Jorge Morais avançou com algumas das iniciativas previstas para 2010.

“O comércio tradicional tem sofrido muito na economia local e nacional, por isso, o objectivo foi fazer candidaturas em parceria com a câmara para eventos como o Dia do Pai ou da Mãe, Dia dos Namorados, Rota do Comércio Local e a Feira da Alheira” adianta.

 

A estas actividades serão ainda acrescentadas outras acções de dinamização comercial, cuja realização foi também aprovada no Projecto TUA Mirandela, numa parceria com a autarquia para a Regeneração Urbana do Centro Histórico de Mirandela.

Esta candidatura, de cerca de 10 milhões de euros, representa, no que se refere à MIRCOM, cerca de 400 mil euros em infra-estruturas e cerca de 300 mil em apoio ao comércio tradicional e dinamização.

 

Jorge Morais revelou ainda que estão a ser pensados projectos de parqueamento e iluminação em duas das avenidas mais movimentadas da cidade.

“Estamos empenhados em dar uma nova dinâmica ao mercado municipal, quer o parque de estacionamento quer da lojas” refere. Além disso “temos também um projecto ao nível do parqueamento e ordenamento do trânsito no centro da cidade porque é vontade dos comerciantes que haja parquímetros”.

 

Jorge Morais considera de extrema importância a criação do conselho consultivo com cerca de trinta elementos para criar espaços de debate para encontrar soluções de forma a dinamizar o comércio tradicional e a indústria do concelho.

Escrito por CIR