700 professores de Bragança em Lisboa contra políticas do Ministério da Educação

PUB.

Sex, 07/11/2008 - 11:27


Do distrito de Bragança vão sair 12 autocarros com professores que vão rumar amanhã em direcção a Lisboa. Depois de a 8 de Março cerca de 100 mil se terem manifestado contra as políticas do ministério liderado por Maria de Lurdes Rodrigues, no sábado são esperados números históricos.

Alice Suzano, do sindicato dos Professores do Norte adianta que “ de Bragança devemos ser cerca de 700 pessoas, o que é um número histórico”. A responsável mostrou-se surpreendida com a adesão. “Da região norte já temos indicações de quantos professores vão e somos muitos mais que da outra vez e ultrapassar os 100 mil ”, garante.

 

Segundo Alice Suzano, as razões que movem a luta dos professores, entre outras, passam pelo novo projecto de decreto-lei dos concursos dos docentes, a avaliação e os horários de trabalho. “ Hoje em dia qualquer professor ultrapassa as 35 horas por semana na escola, mais ainda os do 1º ciclo que têm que preencher as fichas de venda dos Magalhães”, aponta.

 

Durante a semana houve ainda outras formas de luta.

Alguns agrupamentos de escolas do distrito entregaram junto dos respectivos conselhos executivos e pedagógicos, moções e abaixo-assinados a exigir a suspensão da avaliação.

“ Não estamos contra a avaliação, mas queremos uma avaliação rigorosa e transparente e não burocrática como esta é”, explica Alice Suzano.

 

No sábado são esperados então 150 mil professores na manifestação.

Cerca de 700 serão de Bragança.