40 mil acompanharam o Porto Road Show

PUB.

Ter, 25/05/2010 - 00:46


Cinco dias depois da visita do Papa à cidade do Porto, dezenas de milhares de pessoas voltaram a sair à rua, agora para assistir ao vivo ao desfile das estrelas do World Rally Championship.  

 

O Vodafone Rally de Portugal, marcando para a sexta ronda do Campeonato do Mundo de Ralis, começou por aquecer os motor quatro dias antes da data oficial, com um espectacular Road Show pelas ruas da zona histórica da cidade do Porto.

A invicta foi a base do Rali de Portugal até 2001, data a partir da qual foi transferida para Faro, após uma pausa de cinco anos. No entanto, o entusiasmo dos espectadores do norte foi a mesma de sempre e quase 40 mil pessoas assistiram ao evento no domingo.

A Citroën foi representada por Sebastien Loeb, Dani Sordo e Kimi Raikkonen, enquanto Mikko Hirvonen, na Ford participou juntamente com o seu colega de equipa Jari-Matti Latvala.

Além dos pilotos do Mundial de Ralis, cinco pilotos Pirelli Star rodaram ao volante dos seus Mitsubishi Lancer Evo X. Assim como um um importante contingente de condutores Português, onde estavam incluídos Bernardo Sousa e Armindo Araujo.

O espetáculo de uma hora, foi transmitido na televisão, e foi concebido mais como uma demonstração do que como uma competição, para que os pilotos pudessem entreter os espectadores com uns magníficos "donuts" e fantásticas derrapagens.

O vencedor oficial foi Dani Sordo, que aproveitou da melhor maneira o arranque desta que é para o piloto uma prova da qual gosta muito.

"Fiquei impressionado com o grande número de pessoas presentes, há realmente uma grande atmosfera em Portugal, por isso é sempre um prazer vir", disse Sordo no final. "Divirto-me, mas isto não é uma competição. Então temos que esperar e ver como vai ser na quinta-feira. "

Com a Avenida dos Aliados repleta de público, Armindo Araújo conseguiu, como tinha prometido, levar ao rubro os espectadores, e arrancar uma das maiores ovações no evento que fez regressar ao Porto, 34 anos depois, os carros do Mundial de Ralis.  

Após várias passagens pelo traçado montado na baixa portuense, o Campeão do Mundo de Ralis Produção não quis deixar de destacar o sucesso desta iniciativa. “Não posso deixar de endereçar parabéns à organização pois o Porto Road Show revelou-se um verdadeiro êxito. Com este cenário fabuloso, e um percurso que permita andar de forma rápida, segura e espectacular, fiquei impressionado com o entusiasmo demonstrado pelos milhares de espectadores que encheram os Aliados”

 

Sem qualquer parte competitiva o espectáculo sobrepôs-se à habitual luta ao cronómetro, e o Porto Road Show serviu ainda para aproximar os amantes da modalidade aos seus «ídolos». Neste capítulo o «paddock» do piloto tirsense foi particularmente concorrido. “É sempre uma grande alegria proporcionar ao público, que raramente tem acesso a estas zonas, a possibilidade de levar para casa um autógrafo ou uma fotografia para o seu álbum de recordações. Os ralis precisam destes eventos para juntar os adeptos às equipas. Além disso, é óptimo sentirmos o seu apoio pois dá-nos motivação para fazermos sempre melhor”, disse ainda o piloto.

Os pilotos da Ford também aproveitaram a sua estadia no Porto, Mikko Hirvonen chegou directamente de Madrid, onde na noite anterior viu o triunfo do Inter de Milão na final da UEFA Champions League.

"Passei duas experiências fantásticas", disse Hirvonen. "Eu acho que provas como esta ajuda muito a promover o desporto."

Após o evento no Porto, Hirvonen e Latvala dirigiram-se para Faro, onde esta segunda-feira realizarão testes. O rali começa na quinta-feira (27 de maio) com uma Super Especial no Estádio Algarve.