“27” regressa ao palco

PUB.

Seg, 22/03/2010 - 09:08


Começa no próximo sábado o “Vinte e Sete”, o Festival Internacional de Teatro, que vai decorrer de 27 de Março a 27 de Abril, em Vila Real, Bragança e Chaves. Um projecto tripartido entre os Teatros das duas capitais de distrito e a Associação Chaves Viva e que, chegado à sexta edição, não tem inveja a outros grandes eventos do género, como salienta a directora do Teatro de Bragança.  

“Comparando com os festivais de teatro nacionais, o 27 está ao nível dos melhores” considera, acrescentando que “este festival tem ganho pontos e já tem um lugar ao nível nacional”.

Helena Genésio destaca ainda o objectivo de formação de públicos que o festival persegue. “Os festivais são momentos catalisadores dos públicos, pois eles mobilizam-se de outra forma e conseguimos conquistar mais pessoas” refere.

 

Para tal, o programador do Teatro de Vila Real diz que é importante apresentar um cartaz que agrade aos diversos públicos.

“Quando programamos o objectivo é escolher espectáculos que tenham qualidade artística e esta edição está bastante agradável ao oferecer teatro clássico, contemporâneo e para crianças” adianta.

 

O ano passado, o festival Vinte e Sete teve 4800 espectadores.

Rui Araújo considera o número uma boa meta para a edição deste ano. “É boa se tivermos em conta a lotação das salas. Durante o festival a taxa de ocupação tem sido alta, acima dos 70%, o que é interessante” refere. “Só teríamos mais público se tivéssemos mais espectáculos ou salas maiores, mas não é esse o objectivo”.

 

O Festival Internacional de Teatro Vinte e Sete, que vai decorrer em Vila Real, Bragança e Chaves, tem agendados 32 espectáculos, em que participam 15 companhias e grupos de Portugal, Espanha, Alemanha e Argentina.

Escrito por CIR