250 mil euros para requalificar igrejas

PUB.

Sex, 10/07/2009 - 08:59


Preservar o património da região. Foi com este objectivo que ontem foram assinados em Bragança quatro protocolos no âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva, que contemplou 73 projectos a nível nacional.   

Em causa está a reconstrução e ampliação do pavilhão multiusos de Torre de Dona Chama, em Mirandela, e a reparação de três igrejas: a de Quintela de Lampaças, em Bragança, a de Talhas, em Macedo de Cavaleiros, e a de S. Martinho de Angueira, em Miranda do Douro. Projectos que no total ascendem aos 400 mil euros e têm uma comparticipação do Governo de mais de 250 mil euros. Segundo o secretário de Estado da Administração Local é uma forma de contribuir para o fortalecimento da identidade local.“A salvaguarda do património religioso é muito importante para a identidade local, tal como a acção social que é desenvolvida pelas paróquias” afirma Eduardo Cabrita. Manuel Marques é o pároco de S. Martinho de Angueira e resume as obras que vão ser feitas na igreja local. “Há muitos anos que a igreja tem muitas infiltrações e outros problemas como é o caso do telhado que é preciso mudá-lo completamente e as paredes que também estão muito mal” afirma, acrescentado que “era urgente fazer esta reparação”. Por outro lado, José Roma, da comissão fabriqueira de Talhas, confessa que os 70 mil euros recebidos pela sua paróquia vão ajudar a preservar o património secular. 2As baixas temperaturas dos últimos invernos deixaram o telhado degradado e agora acho que vamos conseguir melhorar para que não se degrade mais” refere. 

Este programa destina-se apenas a instituições privadas sem fins lucrativos e visa o financiamento de infra-estruturas de cariz religioso, desportivo, cultural e recreativo cujos projectos não excedam os 100 mil euros

Escrito por Brigantia