1152 alunos colocados no IPB na primeira fase: mais 78 do que no ano passado

PUB.

Dom, 11/09/2022 - 13:32


1152 alunos ficaram colocados no Instituto Politécnico de Bragança na primeira fase de acesso ao ensino superior

Os cursos ligados à saúde, línguas e gestão ficaram com as vagas preenchidas. Um crescimento de 7% de alunos colocados face ao ano anterior.

“Há quatro anos consecutivos que vimos crescendo, aumentando o número de colocações na primeira fase. O nosso crescimento foi muito superior à média nacional, que aumentou 0,9% e nós aumentámos 7,3%, ou seja, mais 78 alunos que o ano passado”, explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

Ainda assim, seis cursos das engenharias não tiveram qualquer candidato. Orlando Rodrigues diz que este é um problema nacional e que se deve à dificuldade do exame de Física e Química e Matemática, provas de acesso para estes cursos.

“Temos um problema nas engenharias, aí temos muito mais vagas do que candidatos, cerca do dobro de vagas do que candidatos a nível nacional, e isso é um problema que é o reduzido número de alunos que tem sucesso nas provas de Física e Matemáticas. Mas essas vagas depois são preenchidas com base nos concursos locais, alunos que provêm de cursos técnicos e dos cursos profissionais”, referiu.

Para a segunda fase de acesso ao ensino superior, o IPB tem ainda disponíveis cerca de mil vagas. As que não forem preenchidas, podem ser usadas por alunos internacionais.

O ano passado, nas três fases de acesso ao ensino superior, foram colocados cerca de 2 mil alunos no IPB, num total de 3500 com Cursos Superiores Profissionais e Mestrados.

Este ano, espera-se que sejam matriculados no politécnico de Bragança cerca de 4 mil alunos, o que significa que o IPB passará os 10 mil alunos no novo ano lectivo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais