1000 euros para cada bebé de Vimioso

PUB.

Qui, 18/12/2008 - 10:12


 A câmara de Vimioso duplicou o valor do incentivo à natalidade que tem distribuído nos últimos anos. Até agora a autarquia dava um cheque de 500 euros a cada criança que nascia e residia no concelho. Agora são mil euros que estes anos foram atribuídos a 33 bebés. Este aumento é para o José Rodrigues, o presidente da câmara, o cumprimento de uma promessa.

O autarca salienta que o valor do incentivo ainda pode aumentar mais pois acredita que “Vimioso vai crescer”. Para José Santos “os investimentos como os que temos feito na zona industrial, termas ou parque ambiental têm feito Vimioso crescer e isso nota-se pelos bebés que nasceram este ano”.

 

Para quem o recebe, o dinheiro é uma boa ajuda nas despesas. Alice Nogueira, uma das mães diz que foi comprando “algumas coisas que precisava, mas o resto vai para uma conta no banco para ele gastar quando for maior”.

 

Em alguns casos esta é a segunda vez que famílias de Vimioso usufruem deste incentivo. Nesta situação está Dolores Pires. “Este dinheiro ajuda bastante porque gastamos muito dinheiro quando eles são pequeninos”, refere. “O meu filho mais velho recebeu 500 euros e agora a mais pequenina recebeu 1000 e tenho intenção de guardar este dinheiro para eles gastarem mais tarde”, acrescenta.

Já António Ferreira, um dos pais presente na cerimónia, diz que o dinheiro vai dar “uma ajuda para o baptizado”.

 

A autarquia começou por atribuir este incentivo não só para o aumento da natalidade, mas também para a fixação de jovens no concelho.

O autarca local entende que a medida está a colher frutos por que se nota “que há mais serviços e mais emprego”.

 

De recordar que Vimioso foi o primeiro concelho de país a atribuir incentivos à natalidade.

Escrito por Brigantia