PUB.

100 anos de Adriano Moreira comemorados este sábado em Bragança

PUB.

Seg, 12/09/2022 - 08:58


Adriano Moreira integrou o Governo de Salazar como subsecretário do Estado da Administração Ultramarina e Ministro do Ultramar

No passado dia 6 celebrou um século de vida e o município de Bragança não quis deixar passar a data em branco.

Através da pintura, associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes prestaram homenagem a Adriano Moreira. Balbina Mendes retractou o rosto de Adriano Moreira, um quadro feito de propósito para as comemorações. A artista, natural de Miranda do Douro, disse que mais do que o rosto, captou a essência do transmontano.

“A minha grande preocupação é captar-lhe, além do que se vê, a essência. Em qualquer posição em que se coloquem, o olhar de Adriano Moreira tem esse sentido que eu entendo do caracter dele, a verticalidade, era uma pessoa que confrontava, olhava de frente para as pessoas”, referiu.  

A Academia lançou o desafio aos associados para participarem nas comemorações com a sua arte. A exposição colectiva aconteceu no Centro Cultural Adriano Moreira. No total participaram 13 artistas.

“A Academia de Letras lançou o desafio aos associados que, além de escreverem também pintam, para poderem homenagear o professor Adriano Moreira, com as suas marcas, com as suas telas, com os seus traços, de forma a que cada um destes transmontanos fale à sua maneira de um grande transmontano”, explicou a presidente da instituição, Assunção Morais.

Adriano Moreira nasceu em Grijó, concelho de Macedo de Cavaleiros, mas em 2008 doou o seu espólio pessoal ao município de Bragança. Por isso, a câmara municipal, não quis deixar de o homenagear.

“Estamos a falar de uma personalidade absolutamente incrível, com uma capacidade impressionante de comunicar, de transmitir e ao mesmo tempo alertar para os problemas que a sociedade enfrenta e, sem dúvida nenhuma, sendo um ilustre transmontano não podíamos deixar passar esta data em branco”, frisou o autarca Hernâni Dias.

Além da exposição colectiva no Centro Cultural Adriano Moreira, o centenário foi ainda celebrado com um concerto e uma conferência, proferida por D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, na Catedral de Bragança.

As comemorações vão continuar até ao final do ano, com apresentações de livros, conferências e actividades para os mais novos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais