Ter, 10/02/2026 - 09:14
A ex-autarca de Mirandela e agora, deputada do Partido Socialista (PS), eleita pelo círculo eleitoral de Bragança, Júlia Rodrigues anunciou candidatura à presidência da Federação Distrital do PS.
Num vídeo publicado nas redes sociais, Júlia Rodrigues adiantou que, a sua candidatura pretende “unir”, “motivar” e “dar voz a todos”.
Apesar de não querer prestar, para já, declarações, Júlia Rodrigues confirmou a candidatura ao Jornal Nordeste e disse estar “a trabalhar” e a contactar os militantes do partido.
Face à candidatura assumida, de Júlia Rodrigues, também o atual presidente da Federação Distrital do PS, Benjamim Rodrigues, admitiu que, decidiu avançar formalmente com uma candidatura que define ser de continuidade.
“Gostaria de, neste momento, fazer um projeto de continuidade. Porque de facto não concluímos aquilo a que nos propusemos. E aquilo que nós queríamos era criar oportunidades para que o nosso distrito tivesse, nos socialistas, uma voz ativa, uma voz crítica, um contributo para o desenvolvimento territorial.”
Para o dirigente socialista o trabalho foi sendo feito mas o seu objetivo, agora, passa por concluir o que considera não ter ficado totalmente feito, devido aos sucessivos atos eleitorais que marcaram o mandato, sublinhando que o propósito inicial foi sempre “unir e mobilizar os militantes do distrito” e reforçar o papel do PS como uma “voz ativa, crítica e construtiva” no desenvolvimento territorial de Bragança.
Benjamim Rodrigues recordou ainda que, na anterior eleição, foi candidato único e registou uma participação expressiva dos militantes, o que, segundo afirmou, lhe deu legitimidade e alento para prosseguir o projeto iniciado. Referiu ainda que foi incentivado por militantes de várias concelhias e freguesias a recandidatar-se, defendendo a necessidade de uma federação coesa, próxima da sociedade civil e capaz de mobilizar as forças vivas do distrito.
Questionado sobre o facto de existir agora uma candidatura concorrente, o atual presidente da Federação considerou que o processo se tornará mais dinâmico e mobilizador.
O anúncio das duas candidaturas foi feito e confirmado ontem.
Escrito por Rádio Brigantia.





