GNR arranca com Censos Sénior 2025 para identificar idosos isolados e em situação de vulnerabilidade

PUB.

Sex, 03/10/2025 - 09:08


Durante este período, a GNR reforça o patrulhamento, atualiza os registos de idosos isolados e vulneráveis e encaminha os casos mais urgentes para apoio social ou de saúde

A GNR arrancou esta semana com a operação Censos Sénior 2025, que decorre até 16 de novembro em todo o país. A ação tem como objetivo identificar idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, promovendo a sua segurança e bem-estar.

O Major Hernâni Martins, relações públicas do Comando Territorial da GNR de Bragança, esclarece que as autoridades explicam determinadas matérias aos idosos que são extremamente importantes para promover a sua segurança. “Esclarecemos as pessoas em relação às burlas, furtos, às questões de proteção sobre o uso das lareiras, por exemplo, acidentes de trator, comunicação por rede móvel. Também se procuram perceber as necessidades sociais dessas pessoas”.

Durante este período, a GNR reforça o patrulhamento, atualiza os registos de idosos isolados e vulneráveis e encaminha os casos mais urgentes para apoio social ou de saúde, mas não só. “Os 3367 que foram analisados em Bragança, no ano passado, não quer dizer que vivam todos sozinhos, podem é estar vulneráveis. O conceito de isolamento pode não ser o isolamento na própria comunidade, até podem estar inseridos numa aldeia, mas, muitos deles, sofrem de patologias, e isso torna-os vulneráveis”.

No ano passado, foram sinalizados 42.873 idosos em todo o país, e mais de 3.300 no distrito de Bragança. Para o Major esta iniciativa é essencial para prevenir e manter os idosos mais alerta. “Os idosos gostam muito de nos ter perto deles para esclarecer muitas dúvidas. A nossa capilaridade de equipas permite chegar a pontos que muitas instituições não chegam. Isto significa que estão mais conscientes, não que estão totalmente protegidos de serem alvo de um crime, nomeadamente de burlas informáticas. Eles veem com muito bons olhos a nossa presença”.

A operação Censos Sénior realiza-se desde 2011 e pretende reforçar a proximidade entre os militares da GNR e a população mais envelhecida. Este ano a iniciativa iniciou-se, terça-feira e decorre até dia 16 de novembro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé