Ricardo Esteves estreia-se em Europeu Juvenil de Kickboxing na Itália

PUB.

Seg, 15/09/2025 - 11:53


O jovem atleta de 17 anos vai competir pela primeira vez a nível internacional

O atleta Ricardo Esteves, do Clube Combate do Nordeste (ADCMC/CCN) está de malas prontas para se estrear nas competições internacionais de Kickboxing. O jovem de 17 anos juntou-se, sexta-feira, à comitiva olímpica portuguesa e rumou ao Campeonato Europeu Juvenil de Kickboxing da Wako 2025, que decorre, a partir de hoje, na província de Veneza, em Itália.

Luís Durão, responsável técnico e treinador do clube garante que é um orgulho ver atletas do clube representarem Portugal à escala internacional.

“Obviamente que é um orgulho para nós, para mim como treinador, para o clube, para a região. Claro que sim, mas já tivemos montes de atletas a participar na eventualidade internacional e com ótimos resultados. Nós queremos sempre dar um seguimento ao nosso trabalho, ao legado dos atletas anteriores que já conquistaram medalhas. Agora é em juniores, é a sua primeira participação. É um atleta que recentemente começou a fazer competição, mas está a ter ótimos resultados a nível interno, a nível nacional. E esperamos sempre bons resultados, mas nesta fase queremos é que ele ganhe experiência para futuramente nos dar as tais medalhas que nós tanto queremos”, explicou.

Para o treinador, não faria sentido Ricardo Esteves não ser convocado após ter tido um bom desempenho em todos os combates que teve.

“Para ser selecionado, ele venceu todos os combates em que participou até agora. Por isso, era impossível selecionarem outro que não ele, na categoria em que ele joga. E depois, a nível de treinos, ele fez treinos de diário, dois treinos por dia. E treinou com os nossos atletas de competição sénior. Ele é o único júnior, como eu tinha dito. E sendo assim, eu estava mais do que preparado e treinou muito bem. Agora, é uma questão de experiência. E vamos ver se ele suporta a pressão também. Porque são provas com outro nível. Com outro tipo de adversários. E nós esperamos que sim, que corra tudo bem. E treinámos muito para isso”, disse.

Luís Durão adiantou que além de Ricardo Esteves foram ainda convocados outros atletas do clube, mas por falta de apoio não vão poder participar.

“Nós temos 7 atletas de competição e 100% da equipa foi convocada. Mas apenas o Ricardo marcará presença em provas internacionais. Por falta de apoios, por não conseguirmos ter verba para que todos os atletas vão. Não faz sentido cada atleta pagar os custos das suas viagens. Por isso é que não conseguimos colocar todos”, rematou.

O atleta de 17 anos, vai competir nas categorias light-contact e kick light, junior em -63kg.

A Ricardo Esteves, juntam-se ainda Guilherme Pereira e Mariana Gafanha, do ginásio clube mirandelense.

O treinador dos dois atletas, José Pina, garante que está confiante quanto ao desempenho dos atletas, mas sem criar grande pressão:

“As perspetivas são boas. Eles treinaram para isso, mas é um campeonato onde estão à volta três mil atletas, todos jovens, todos a quererem ser campeões. Eles também já treinam no ginásio há bastante tempo. É um campeonato muito difícil também. O Guilherme está bem fisicamente, está bem tecnicamente, a Mariana também está bem tecnicamente e fisicamente. Vamos trabalhar para o sucesso. As minhas perspetivas desta vez, vamos ver o que é que eles poderão fazer e tentar fazer o melhor”, disse.

Os sorteios para os combates decorrem já hoje para depois os atletas começarem a lutar pelas medalhas.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Cindy Tomé