Miranda do Douro prepara pacote de apoios ao nascimento de bovinos de raça mirandesa

PUB.

Seg, 15/09/2025 - 11:22


Autarca do concelho garantiu que executivo está a pensar medidas para apoiar os agricultores durante o Festival Meating que decorreu este fim de semana 

O município de Miranda do Douro está a preparar um pacote de medidas para apoiar os agricultores na reprodução de bovinos de raça mirandesa, adiantou a presidente da Câmara Municipal da cidade, Helena Barril.

“Estamos preocupados esse assunto, estamos a trabalhar num pacote de apoio, queremos apoiar por cabeça ao nascimento. Estamos a trabalhar e a ver qual é que será o melhor montante para compensar o agricultor ou o agricultor olhar para aquele valor e achar que vale a pena apostar na reprodução animal. Por isso é que o grande pacote de medidas que queremos concretizar, tão breve quanto possível, é esse direcionado para os nascimentos”, explicou.

Uma informação avançada pela presidente da Câmara Municipal à margem do festival Meating, que decorreu este fim de semana, no antigo Paço Episcopal da Cidade.

Helena Barril garante que o festival permite juntar a tradição à inovação culinária e que, apesar de ir só na segunda edição, é um evento que se tem vindo a consolidar na agenda do município.

“Acho que o Meating está a ganhar solidez, apesar de ir só na segunda edição, mas se for possível vamos continuar a apostar neste evento. As pessoas vêm aqui comer as carnes autóctones, mas não vêm comê-las daquela forma tradicional. É degustar as carnes autóctones de uma outra forma, que não é melhor nem é pior, é diferente. E isso é muito positivo”, frisou.

Os chef’s Rui Paula, João França, António Loureiro e Lídia Brás, tomaram de assalto a cozinha montada no antigo paço Episcopal. Todos eles encarregue de confecionar uma raça autóctone. Ao chef da terra, João França, calhou o porco Bísaro e admitiu que, apesar de esta carne ainda não constar na ementa do seu restaurante, depois do Meating está a considerar integrá-la na carta.

A experiência está a ser fantástica. É um desafio positivo, porque quando o produto é bom, acaba por tudo ser mais fácil. A ideia é deixar-nos levar e inovar, mas não deixar de sair do tradicional. No restaurante, já utilizamos produtos daqui, especialmente o cordeiro mirandês, usamos a vitela também, o bísaro não utilizamos de momento, mas após isto já vai entrar para a carta do nosso espaço”, disse.

E quem passou por Miranda garante que adorou.

“Tive conhecimento pelas redes sociais, mas nunca estive cá. Provei tudo e gostei muito da posta e do cordeiro.”, disse Júlia Ramos que veio de Zamora até Miranda. Cristina Gonçalves veio até Miranda com o marido e garante que estava “tudo, tudo ótimo. A música está ótima. Está um ambiente ótimo. O vinho, um espetáculo!”, contou.

O festival Meating decorreu ao longo do fim de semana no antigo Paço Episcopal da cidade. Contou com a presença de vários chef’s conceituados, nomeadamente os chef’s Rui Paula e António Loureiro. 

Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Cindy Tomé