BeCool.NoFool: equipa vai ajudar jovens que se sintam em risco na Semana Académica de Bragança

PUB.

Qui, 24/04/2025 - 07:40


Semana Académica começa hoje e conta com uma equipa à qual os jovens podem recorrer, em situações de assédio, adulteração de bebidas, entre outros

A Semana Académica de Bragança, que começa hoje, vai contar, este ano, com a presença de uma equipa para ajudar os alunos que se apercebam que estão em risco.

Esta é a primeira ação do projeto BeCool.NoFool, uma parceria entre a Associação Reaprender a Viver, a PSP, a Associação Académica do IPB e o politécnico.

Carla Lima, da Escola Superior de Educação de Bragança, explica em que são várias as situações em que a equipa pode ajudar os jovens, nomeadamente os que se apercebam que a sua bebida foi adulterada ou se sintam assediados. “Estaremos devidamente identificados e circularemos dentro e fora do NERBA. Estaremos lá para ajudar, seja porque alguém se sentiu, de alguma forma, em risco de assédio ou de abuso, ou pode sentir que a sua bebida foi adulterada, ou até, eventualmente, que consumiu e perdeu o controlo dos consumos e, portanto, está numa situação em que pode deixar de ter consentimento e consciência sobre as suas decisões. Desde que não sejam situações médicas, clínicas, de risco, de socorro, estaremos lá para dar a resposta da melhor forma possível”.

Além de ajudar, Márcia Pinto, da Reaprender a Viver, esclarece que um dos grandes objetivos é sensibilizar os jovens para perigos como a adulteração de bebidas. “Os estudantes não vão deixar de beber. Com estas ações procuramos que eles estejam atentos, sensibilizados e que sintam que podem confiar em nós”.

Segundo Carla Lima, para pedir ajuda basta fazer o sinal em língua gestual de “estou desconfiado” ou dizer a expressão “trevo azul”. Na página de Facebook, num vídeo, é esclarecido como fazer. “Se ativarem o trevo azul (verbal) ou símbolo de língua gestual (estou desconfiado), a qualquer elemento do staff, temos uma equipa multidisciplinar, enfermeiros, psicologia e educadores sociais, que, dependendo das situações e daquilo que for necessário, vão dar a resposta adequada”.

Márcia Pinto refere que não é necessário ser a própria pessoa a pedir ajuda. “Nós não vamos impor a nossa presença, nós vamos circular e eles, os estudantes, até um colega que veja que outro está em uma situação de risco, podem-nos procurar”.

A Semana Académica de Bragança começa hoje, no NERBA, e termina na próxima quarta-feira. A equipa do projeto BeCool.NoFool foi criada depois de um estudo sociológico, em que se percebeu que, entre os jovens, permanecem consumos altos de álcool e drogas, e estará no evento para ajudar quem se sinta em perigo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves