Qui, 10/04/2025 - 08:18
Oito famílias carenciadas de Bragança estão agora alojadas em habitações sociais do município. Antes de serem entregues, as casas foram requalificadas, representando um investimento de quase 150 mil euros. Este apoio abrange 33 pessoas, que foram devidamente sinalizadas, adianta o presidente da câmara, Paulo Xavier. “Esse rigor, essa transparência, esse aprofundamento desse estudo, também avalizado com as instituições públicas, obviamente que resultou, para estas oito famílias, 33 pessoas, ficarem noutras condições, em condições de bem-estar. Podem olhar para a vida e para o seu futuro de maneira diferente”.
Segundo o município, as famílias selecionadas estavam em grande situação de vulnerabilidade e de emergência social. “São situações muito difíceis, de extremos de risco social, doenças crónicas, por exemplo, a incapacidade, o desemprego de longa duração, a monoparentalidade, condições de insalubridade”.
O município de Bragança está a requalificar mais casas na cidade, para que sejam entregues a mais famílias carenciadas. Com o aumento das rendas e do custo de vida, tem sido cada vez mais os pedidos de ajuda. “As rendas de casa são caríssimas”, disse o autarca, que lembrou que o município também disponibiliza apoio ao arrendamento, cujos pedidos de ajuda, “este ano, subiram imenso”.
As oito casas sociais entregues pela Câmara Municipal de Bragança estão situadas nos bairros da Coxa, da Previdência e Mãe D’Água.
Escrito por Brigantia