Seg, 07/04/2025 - 09:09
A aldeia de Santulhão, no concelho de Vimioso, vai ter regadio. O aproveitamento hidroagrícola vai abranger quase 200 hectares, beneficiando os agricultores da localidade, que são maioritariamente produtores de azeitona e azeite. De acordo com o presidente do município, António Santos, o regadio vai permitir intensificar a produção. “A oliveira santulhana produz aquele que é dos melhores azeites, talvez, a nível nacional e, quem sabe, a nível mundial, e, naturalmente, é sempre uma mais-valia porque vai permitir olival de regadio com produção muito mais intensiva, naturalmente”.
Esta é também uma forma de atrair jovens para a agricultura, nomeadamente para a olivicultura. “E esta é uma mais-valia para que os mais jovens possam apostar na produção da azeitona e do azeite. O azeite e a azeitona não são propriamente produtos baratos, naturalmente que, nos últimos tempos temos assistido a um inflacionamento dos preços e esse inflacionamento dos preços torna acessível essa atividade. Daí que nós vamos apostar tudo e temos desenvolvido alguns procedimentos, nomeadamente em regulamentos de apoio à criação de emprego e esta barragem de Santulhão”.
A empreitada vai custar quase 4 milhões e 300 mil euros, dos quais apenas 300 mil são financiados pelo município e o restante pelo Ministério da Agricultura. Depois de todos os procedimentos concursais, o autarca prevê que a construção da barragem e respetivo regadio comece no início do próximo ano.
A empreitada demorará dois anos até ficar concluída. No concelho de Vimioso há ainda outros dois aproveitamentos hidroagrícolas, mas de pequenas dimensões, um em Angueira e outro em Avelanoso, que sofreu recentemente melhoramentos na ordem dos 50 mil euros.
Escrito por Brigantia