Hernâni Dias recusa receber Brasão de Ouro que a Câmara Municipal de Bragança lhe queria atribuir no aniversário da cidade

PUB.

Sex, 07/02/2025 - 09:28


Ex-presidente do município de Bragança diz que não pode receber a distinção enquanto não for “cabalmente esclarecido” o que veio a público e que o levou a demitir-se do cargo de secretário de Estado

O ex-presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, recusou receber o Brasão de Ouro, no âmbito do aniversário da cidade, que celebra 561 anos no próximo dia 20.

O município, do qual foi presidente, entre 2013 e 2024, escolheu-o para ser agraciado com mas o ex-autarca recusou. Em comunicado, enviado ao município, Hernâni Dias esclareceu que deveria “declinar tão honrosa distinção”, enquanto o que veio a público não for “cabalmente esclarecido”. Ou seja, não quer ser agraciado por causa dos recentes acontecimentos, mais concretamente a sua demissão do cargo de secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, dia 28 de janeiro, na sequência de alegados conflitos de interesses, depois de ter criado duas empresas imobiliárias, enquanto já era governante, e o ministério a que pertencia preparava a alteração à Lei dos Solos.

Hernâni Dias disse ainda que nunca trabalhou para ser “reconhecido com medalhas ou brasões de ouro”, mas “simplesmente pela defesa dos interesses do município de Bragança e dos brigantinos”.

Hernâni Dias, que expressou ainda a sua “sincera gratidão pela honrosa proposta”, foi abordado para receber a distinção no mês de setembro, altura em que diz que não esperava que as circunstâncias atuais fossem as que se conhecem, com aquilo que diz ser uma “vaga de notícias que contêm falsidades, deturpações e insinuações injustificadas” sobre si.

O ex-autarca diz que está a ser alvo de um ataque vil “sem precedentes”.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves