Ter, 31/12/2024 - 12:33
Tiago Rafael, natural de Bragança, terminou mais uma temporada no motociclismo. A jovem promessa brigantina, de 14 anos, tem ambição de um dia chegar à categoria rainha da modalidade, o MotoGP.
Tiago Rafael competiu pela primeira vez na categoria máxima, de Promo3, do campeonato espanhol da MIR Racing Finetwork Cup, uma competição de nível internacional. A época nesta prova ficou marcada por algumas avarias, que limitaram a performance do piloto brigantino. Ainda assim, foi o melhor português, terminou em 18º da geral, numa competição onde participaram 37 pilotos, de nacionalidades como Estados Unidos da América, Inglaterra, Itália, Países Baixos, Austrália, Reino Unido, Colômbia, Andorra, Roménia, Tailândia, Espanha e Portugal. “No geral, a temporada correu bem. Foi um ano de aprendizagem, como sempre. Aprendi coisas novas, também estou mais rápido e é isso o que importa. Tinha em mente outros resultados, que não consegui obter devido a problemas na moto, que persistiam desde o começo do campeonato. Porém, participar neste campeonato é sempre bom, porque há muitas pessoas e divirto-me”, referiu Tiago Rafael.
Na última corrida, em Cartagena, o piloto brigantino teve um acidente e finalizou na 12ª posição. Qualificou-se na P15, no entanto não chegou a terminar a primeira prova devido a um acidente. “Estava forte e confiante, arranquei bem, até que os dois pilotos que iam à minha frente caíram e eu embati numa das motos com o pé. Toda a parte esquerda da minha moto ficou destruída, o que originou bandeira vermelha. Eu e outro piloto tivemos de ir para o hospital. Felizmente não tinha fracturas, mas fiquei com um problema nos ligamentos e um pé muito inchado”, lamentou Tiago Rafael.
Na segunda prova da corrida, apesar das dores e das limitações, Tiago Rafael qualificou-se na P11 e terminou a prova espanhola na P12, sendo que chegou a rodar na P7. “Mal conseguia andar, calcei uma bota três números acima do meu e tentei. Senti uma dificuldade tremenda em trocar de velocidades, principalmente para reduzir, mas cerrei os dentes e fui. Dei o meu melhor, sei que o meu lugar é no grupo da frente, cheguei a rodar em P7, até me esqueci das dores. Tenho a certeza que para próxima vou fazer melhor”, frisou.
Tiago Rafael esteve também a competir no Campeonato Nacional de Velocidade, num projecto do Clube Motorizado do Troço e de engenheiros da Universidade de Aveiro, com a MOTOCHANICS UA-4. O brigantino conseguiu vencer a última corrida de Pré-Moto 3 no Autódromo do Estoril. “Conseguimos a esperada vitória, depois de uma época toda a tentar e finalmente conseguimos triunfar. É algo que me dá alento para o próximo ano e espero conseguir mais momentos destes. Foi um bom desafio pilotar uma moto mais potente e vou continuar a trabalhar para conseguir uma volta melhor, um resultado melhor. Por exemplo, nessa corrida não fiquei 100% satisfeito porque não consegui bater o recorde da pista”, frisou.
Quanto ao futuro, Tiago Rafael tem o sonho de um dia pilotar nos mais exigentes asfaltos do motociclismo. “Tenho o sonho de um dia chegar ao MotoGP. Penso que é o sonho de toda a gente que anda no motociclismo, principalmente o meu. Tenho trabalhado arduamente todos os dias para conseguir esse objectivo e enquanto for possível vou acreditar e lutar por isso”, vincou.
Quanto às referências do piloto, Tiago Rafael não desgosta de Miguel Oliveira, mas identifica-se mais com o italiano Valentino Rossi e com o francês Fábio Quartararo. “A nível histórico gosto do Rossi, porque mudou o motociclismo praticamente, e nos dias de hoje, gosto muito do Quartararo”, referiu.
O motociclismo é uma modalidade com poucos apoios e que envolve alguns gastos financeiros, por exemplo um jogo de pneus normal custa 400 euros e se for de chuva o valor passa a ser 520. Carlos João, pai de Tiago Rafael, destacou algumas dificuldades. “Nós vivemos no país do futebol, praticamente toda a gente está virada para o futebol e esquecem-se de outras modalidades, como é o caso do desporto motorizado. O motociclismo fica muito caro e praticar é sempre uma dificuldade muito grande, porque acarreta, não só a manutenção da moto, o equipamento, os pneus, as deslocações, a comida, toda a logística é muito grande e gasta-se muito dinheiro. Precisávamos de mais apoios, para poder ter outro tipo de condições”, lamentou.
Para a próxima época, Tiago Rafael vai continuar a ajudar a desenvolver a MOTOCHANICS-UA4 e vai competir novamente na MIR Racing Finetwork Cup. Com 14 anos, o jovem piloto brigantino promete continuar a trabalhar para um dia cruzar a bandeira de xadrez do MotoGP.