Distrito vai ter primeira residência em saúde mental situada em Mirandela

PUB.

Ter, 05/11/2024 - 08:21


Vai ser criada no concelho de Mirandela, a primeira residência em saúde mental do distrito de Bragança integrada na rede nacional de cuidados continuados em saúde mental

O projeto é da Matiz (Associação para a Promoção da Saúde Mental) em parceria com o Município de Mirandela e a Junta de Freguesia de Passos. “Estamos muito entusiasmados com esta ideia, embora seja uma fase de muito trabalho e muito exigente para nós”, confessa Sara Araújo, a presidente da Matiz.

Este é o resultado de uma candidatura aprovada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “Vai financiar, em cerca de 350 mil euros, as obras de adaptação de um edifício na aldeia de Passos, cedido pela Junta de Freguesia por contrato de comodato com duração de 30 anos, que deve estar pronto, se tudo correr bem, no prazo e de um ano e meio a dois anos e vai poder albergar 14 pessoas com problemas relacionados com a saúde mental”, revela Sara Araújo.

Já o Município de Mirandela financiou o IVA do projeto.

Esta residência destina-se a pessoas com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial, resultante de doença mental, que se encontrem clinicamente estáveis e funcionais.

Entretanto, a Associação Matiz - criada em 2017 e que recebeu o estatuto de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) - tem a funcionar uma outra resposta social e de saúde que “é uma equipa multidisciplinar de apoio domiciliário em saúde mental para pessoas com experiência de saúde mental e que está inserida na rede nacional de cuidados continuados integrados”, conta a presidente da Matiz, acrescentando que “quem tiver essa experiência ou tenha um familiar que precise de ajuda, podem recorrer à intervenção desta equipa e a forma de chegar ate nós é falando com o médico de família sobre esta circunstância para poderem ser encaminhados para as respostas da nossa equipa”, diz.

A Matiz com sede em Vila Nova das Patas, na freguesia de Carvalhais (Mirandela), tem outras ações isoladas e projetos mais estruturados na área da prevenção e da promoção da saúde mental, com destaque para o projeto “Aproximar Mirandela” com oficinas de estimulação cognitiva, criativa e digital, em parceria com o Município, junta de freguesia e a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do IPB.

Escrito por Terra Quente (CIR)