Câmara Municipal de Torre de Moncorvo lança o programa + tempo para ajudar encarregados de educação

PUB.

Qui, 03/10/2024 - 09:49


O programa foi implementado pela câmara municipal, com o objectivo de apoiar os encarregados de educação que não conseguem ir buscar as crianças no final das aulas

As crianças do 1º ciclo e pré-escolar de Torre de Moncorvo têm agora actividades lúdicas e socioculturais depois do período de aulas. O programa + Tempo foi implementado pela câmara municipal, já que há vários encarregados de educação que, por causa dos horários de trabalho, não podem ir buscar as crianças quando estas terminam a escola.

O presidente da câmara, José Meneses, diz que esta intenção já surgira há algum tempo porque é uma mais valia para os pais e para as próprias crianças.

“Quando ainda Presidente Junta, em 2018, já era uma das ideias que eu tinha na altura, de criar este complemento a nível do horário escolar. Isso surgiu agora, que tomei funções na Câmara Municipal, de termos então esta actividade, que, de facto, complementa também o agrupamento de escolas, uma actividade que vai proporcionar aos alunos uma componente lúdica, onde depois poderão estar a partir das cinco ou das seis da tarde, até às sete e um quarto, também para facilitar a vida aos próprios encarregados de educação, que de facto também têm horários laborais um pouco complicados”, disse.

O programa é apenas destinado a crianças cujos Encarregados de Educação exerçam uma actividade profissional. Do projecto fazem parte ainda actividades ocupacionais para as crianças do 1º ciclo, durante a hora de almoço, não carecendo estas de inscrição.

O investimento do município passou pela contratação de duas funcionárias.

“O investimento é, essencialmente, recursos humanos e tivemos que contratar mais duas pessoas, basicamente, para fazer face às necessidades, tendo os recursos humanos que já temos neste momento”, rematou o autarca.

O programa funciona, para os alunos do pré-escolar, das 18h às 19h15 e para os alunos do 1º ciclo, das 17h às 19h15.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Ângela País