Ténis de Mesa: João Geraldo ambiciona conquistar uma medalha para a equipa de Portugal nos Jogos Olímpicos

PUB.

Qui, 11/07/2024 - 15:08


Entre os 73 atletas, espalhados por 15 modalidades, que constituem a delegação Portuguesa, está João Geraldo, o mesatenista formado no Clube Ténis de Mesa de Mirandela

Mirandela vai estar representada nos Jogos Olímpicos Paris 2024 que decorrem de 26 de julho a 11 de agosto.

Entre os 73 atletas, espalhados por 15 modalidades, que constituem a delegação Portuguesa, está João Geraldo, o mesatenista formado no Clube Ténis de Mesa de Mirandela, agora atleta profissional que representa o Les Loups D`Angers, França, que vai fazer parte da equipa portuguesa.

Depois de ter sido suplente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio'2020, João Geraldo vai agora integrar o trio titular, pelo que o mirandelense de 28 anos considera que esta terceira participação olímpica “tem um sabor especial”, admite.

“Nas últimas duas edições que participei, era difícil definir algum objetivo concreto porque sabia que não ia participar ou que a minha participação era pouco provável, ainda assim, aproveitei os jogos ao máximo a experiencia completa de um atleta olímpico poder estar na aldeia olímpica de conviver com outros atletas de aprender e treinar com jogadores que estavam em competição. Agora, este ano e esta edição é um momento completamente diferente em que vamos tentar ajudar ao máximo a equipa e representar da melhor maneira Portugal”, refere.

Na competição, estão presentes apenas 16 selecções, sendo que Portugal é actualmente a oitava do ranking mundial. João Geraldo não tem dúvidas que será uma competição extremamente difícil, mas acredita que esta selecção tem potencial para poder fazer história e conquistar uma medalha. “O nosso objectivo nunca pode passar por aquilo que é esperado por isso estamos a elevar aquilo que é a fasquia e tentar chegar à meia-final era mesmo o grande objectivo ou o grande sonho para a nossa equipa que acho que já há muito tempo que merece algo assim, algum grande resultado numa prova mundial e acho que é mesmo isso que falta à nossa equipa de Portugal. E nós queremos pensar jogo a jogo, mas sabemos que o nosso sonho era mesmo um dia conquistar uma medalha e sabemos que não está assim tao longe disso e que temos qualidade para isso já demonstramos várias vezes que isso é possível”, afirma.

Geraldo diz estar “muito orgulhoso” por poder representar o seu país no maior evento desportivo mundial, e em particular por poder representar a sua terra Natal. “A qualquer lado que vou onde, quer que esteja a representar Portugal vou estar sempre a representar Mirandela e a cada dia que passa sinto-me mais mirandelense que nunca e para mim é um prazer estar a representar Mirandela e ser mirandelense”, diz.

Quanto ao seu futuro na modalidade, João Geraldo está ao serviço do Angers, em França, há sete temporadas e ainda tem contrato até 2025. O mirandelense deixa entender que tudo está bem encaminhado para que possa permanecer em terras gaulesas por mais tempo. “Nos próximos seis meses, acredito que terei de analisar a situação, do meu lado tinha todo o gosto em continuar pelo meu clube vou fazer agora a sétima época com eles e estou bastante feliz, acredito que eles também e por mim era dar o próximo passo, mas também ainda temos meio ano para jogar para pensar e para ver o que é que também o clube quer fazer”, conta.

João Geraldo já foi campeão nacional de França, em duas ocasiões, pelo Angers, que representa há sete temporadas, depois de ter estado cinco épocas na Alemanha, onde teve a sua primeira experiência como profissional. Antes disso, Geraldo representou durante 11 anos as classes de formação do Clube Ténis de Mesa de Mirandela.

No seu palmarés, consta o título europeu ao serviço da seleção nacional, em 2014, e a medalha de ouro nos jogos europeus, em Baku, no Azerbeijão, em 2015.

É o actual 72 do ranking mundial e vai marcar presença nos Jogos Olímpicos Paris 2024, que acontecem entre 26 de Julho a 11 de agosto.

Também a treinadora da equipa feminina do CTM Mirandela, Xie Juan, vai estar nos Jogos como treinadora das duas atletas femininas (Shao Jieni e Fu Yu) que participam na competição na vertente de singulares.

 

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)