Futebol: Selecção Distrital Sub-14 Masculina de Bragança termina Torneio Lopes da Silva em terceiro lugar da Liga de Prata

PUB.

Ter, 02/07/2024 - 11:35


A formação de Bragança terminou em terceiro lugar da Liga de Prata do Torneio Lopes da Silva, o que se traduz na décima quinta posição global em 22 selecções distritais de futebol

A competição começou no dia 24 de Junho e terminou no domingo, no distrito de Aveiro, com a Associação de Futebol de Lisboa a ser vencedora da edição de 2024, ganhando na final à congénere do Porto, por 1-0, sucedendo à equipa Sub-14 da Madeira, que triunfou em 2023.

Na fase de grupos, a equipa do distrito de Bragança esteve inserida no Grupo C do Torneio Lopes da Silva e conquistou o terceiro lugar. Na primeira partida, a formação brigantina perdeu 2-0 frente à congénere de Setúbal; no segundo jogo, a turma de Bragança foi derrotada, por 3-0, frente à equipa de Leiria; e no terceiro e último encontro do grupo, empatou a zero com a Guarda. O que lhe valeu a qualificação para a Liga de Prata da competição, no terceiro lugar, com um ponto.

Na Liga de Prata, a Selecção Distrital Sub-14 de Bragança conseguiu entrar a ganhar e conquistou primeira vitória nesta edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva, vencendo a congénere de Viana do Castelo, por 1-0, com golo de Baptista; no segundo encontro a turma do distrito de Bragança sofreu um deslize e perdeu, por 1-0, diante da formação açoriana de Ponta Delgada; na última partida da Liga de Prata, os representantes da Associação de Futebol de Bragança venceram, por 1-2, diante da formação de Évora, com golos de Gonçalo Fernandes e Francisco Rodrigues.

Com o terceiro lugar na Liga de Prata, na edição de 2025, a Selecção Distrital Sub-14 de Bragança vai fazer parte do Pote 3 da competição. A formação do distrito de Bragança concluiu a participação no 15º lugar da geral, na edição anterior, tinha ficado em 20º lugar.

Sílvio Carvalho, o Seleccionador Distrital de Bragança, destaca bom comportamento da equipa brigantina, sobretudo na liga de prata. “O objectivo a que nos propusemos foi ser competitivos em todos os jogos e isso aconteceu. Só tenho a dizer bem destes jovens jogadores. Tiveram um comportamento muito bom, dentro e fora de campo. A nível geral de resultados, acabámos com três derrotas, um empate e duas vitórias. Na Liga de Prata foram duas vitórias e uma derrota. No jogo que perdemos ficou o sabor amargo, porque podia ter caído para o nosso lado e teria nos dado o acesso à final da Liga de Prata”, sublinha.

O Seleccionador Distrital de Bragança enaltece as experiências vividas no Torneio Lopes da Silva e referiu que serão uma mais-valia para o futuro. “Tanto para a equipa técnica, como para o staff e, sobretudo, para os jovens jogadores foi uma semana de muito crescimento a nível futebolístico, social e humano. Partilhámos muitas experiências com outros colegas e outras associações, visitámos uma região muito bonita, o Luso, no distrito de Aveiro e este torneio é uma antecâmara para a Selecção Nacional Sub-15, onde se vivem experiências únicas e que os jovens levam, certamente, para a vida”, frisa.

O árbitro Christian Rodrigues, da Associação de Futebol de Bragança, esteve a apitar na competição nacional e foi o representante brigantino no evento de futebol. De destacar que a competição contou com o auxílio do sistema de vídeo-arbitragem (VAR).

A formação Sub-14 de Lisboa foi a vencedora do Torneio Lopes da Silva, que se jogou durante uma semana, no distrito de Aveiro. Na próxima edição, a Selecção Distrital Sub-14 de Bragança vai fazer parte do Pote 3.

 

Jornalista: 
Vitor Fernandes Pereira