Ter, 02/07/2024 - 09:00
Estes acidentes causaram 40 mortos, 65 feridos graves e 224 feridos ligeiros.
Em comunicado para assinalar o arranque ontem da Operação “Campo Seguro 2024”, a GNR adianta que tendo em conta os dados da sinistralidade, os militares vão reforçar acções de sensibilização aos utilizadores de tractores e máquinas agrícolas.
O objectivo, segundo a guarda, é “fazer cumprir as regras de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos e máquinas agrícolas e florestais”.
Ainda segundo os dados da GNR, em 2023 foram realizadas 1.011 acções de sensibilização, visando 8.638 pessoas com especial incidência em propriedades privadas, a agricultores com pequenas e médias culturas, atendendo que por norma é nestes locais onde ocorrem mais acidentes deste tipo.
No que respeita aos acidentes rodoviários com veículos agrícolas, as causas mais comuns identificadas pela GNR foram a distracção, falta de destreza e as manobras irregulares.
Nos acidentes com veículos agrícolas, em propriedade privada, as causas mais comuns são a perda de controlo, a irregularidade do terreno e a queda do tractor.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)