Município de Vimioso reduz divida para 1,3 milhões de euros em 2023

PUB.

Sex, 10/05/2024 - 09:28


O município de Vimioso conseguiu reduzir a dívida em mais de 700 mil euros, em 2023

O relatório de prestação de contas referente ao ano anterior foi aprovado por maioria na última Assembleia Municipal.

O presidente da câmara, Jorge Fidalgo, explicou que a redução da dívida é um objectivo que permitirá candidatar projectos ao novo quadro comunitário. “Nós temos que reduzir a dívida para não sobrecarregar os munícipes com taxas mais elevadas, porque se tivermos que ir ao fundo de apoio municipal traz implicações para o município. A dívida era de 2 milhões e a 31 de Dezembro era de 1,3 milhões de euros. Isto permite-nos nos próximos fundos comunitários podermos recorrer à banca se for necessário”, referiu.

Graças à redução da dívida, o município tem agora a possibilidade pedir à banca cerca de 2,3 milhões de euros.

Quanto à taxa de execução da receita foi de 96% e a da despesa foi de 63%. Este valor mais baixo estará relacionado com obras que não foi possível concretizar o ano passado. “Do que estava no plano, houve algumas obras que não conseguimos ter os projectos e pareceres a tempo, serão lançadas este ano. Por exemplo, a estrada que vai para Vila Seco, o seu alargamento, e também beneficiações na vila”, esclareceu.

2023 terminou ainda com um saldo liquido positivo de 232 mil euros. Transitaram ainda para este ano 5,4 milhões de euros. O autarca explicou que servirá para gastos do município, mas também fazer alguns investimentos. “Pagamento de salários, da água, da iluminação, mais de metade do valor é para despesa corrente. Depois é para fazer aquisições, obras de administração directa e para fazer alguns investimentos”, disse.  

O relatório de prestação de contas de 2023 do município de Vimioso foi aprovado, com 22 votos a favor e três abstenções, na última Assembleia Municipal.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais