Dom, 08/10/2023 - 12:08
O piloto, natural de Guimarães, triunfou em Unlimited, a categoria rainha da competição, ao lado do navegador Gerardo Sampaio.
Para Filipe Guimarães foi uma prova dura em que a destreza e a capacidade psicológica dos pilotos foram levadas ao limite. “A prova toda é uma dificuldade, é uma resistência. Estava muito calor, fisicamente foi muito duro e os obstáculos eram muito difíceis. Psicologicamente, temos que ser muitos fortes para não nos irmos abaixo”.
A vitória no King of Portugal garante a presença de Filipe Guimarães no King of The Hammers, na Califórnia, que se realiza de 18 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2024, mas o piloto ainda não garante a participação. “Ainda tenho que falar com a organização. Falta muito pouco para o King of the Hammers e, talvez, não haja tempo para mandar este carro. Tenho que ver se me disponibilizam lá, na prova, um carro para poder participar”.
O King of Portugal fez subir a adrenalina na vila de Vimioso. Pelas zonas de espectáculo passaram ao longo dos quatro dias cerca de dez mil pessoas. Para José Rui Santos do Clube Nortex4 foi um grande espectáculo de trial. “O balanço é positivo, acima de tudo porque não houve qualquer acidente e para mim isso é o mais importante. Em termos de competição, a prova foi muito competitiva, andaram vários pilotos a lutar pela primeira posição e o até ao final não se sabia quem ia ganhar. Quanto ao público foi fantástico e foram quatro dias muito bons para Trás-os-Montes e para Portugal.
Ainda na categoria de Unlimited, destaque para o quinto lugar dos brigantinos Flávio Gomes e Cristiano Fernandes (Tábô Team 4x4) ao volante de um Crawler.
Já o Team Cameirão 4x4, de Bruno Cameirão e Paulo Cameirão, terminou no 24.º lugar.
Nas restantes categorias, Luís Bacelo e o navegador Hugo Martins (Oficia Bacelo) venceram em Legend, Diogo Mendes e Bruno Gomes (Tuff 4x4) em Nissan Patrol triunfaram em Modified e Emanuel Cruz e Marco Mateus (Repower 4x4) arrecadaram o primeiro lugar em Stock/UTV.
O King of Portugal foi organizado pelo Clube NorteX4 com o apoio do município de Vimioso e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). Participaram 82 equipas de 15 nacionalidades.