Qua, 27/09/2023 - 11:13
A atleta, que representa Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, concluiu os 10 quilómetros de prova em 41 minutos e 29 segundos.
Uma corrida que contou com vários nomes sonantes do atletismo, o que acrescentou qualidade e competitividade. “Foi um pouco difícil pois as atletas que competiram comigo são as atletas da velha guarda, as melhores da minha categoria”, referiu a atleta.
Quanto ao percurso era, na opinião da brigantina, acessível. “Não era um percurso difícil. Havia apenas uma subidita. Difícil foi o andamento que as atletas mais jovens impuseram logo no início”.
Aos 55 anos, Lucinda Moreiras continua a dar cartas no atletismo e é uma referência no atletismo distrital e nacional.
A atleta colecciona vários títulos em diferentes vertentes da modalidade e várias presenças nas selecções nacionais.
O gosto pela corrida, o carinho que recebe dos amigos e de todos os que gostam deste desporto, motivam Lucinda Moreiras a manter-se em competição. “Eu sempre gostei de correr. Depois, tenho muitas pessoas que me apoiam, amigos atletas ou não. Recebo muito carinho das pessoas me acompanham. Na prova em Viana encontrei a mãe da Mariana Machado que ficou admirada por eu ainda correr. Os atletas mais novos olham para mim com muito respeito e isso é muito bom”.
Lucinda Moreiras repetiu o feito de 2019 quando se sagrou campeã nacional de estrada em Master 50, em Oeiras, e em 2018 conseguiu o título em Master 45.
A 30.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Estrada realizou-se no domingo, em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto 2023, e contou com cerca de 1200 atletas.
Em absoluto, Mariana Machado, do SC Braga, alcançou a segunda vitória como sénior.
No sector masculino, Hélio Gomes, do Sporting CP, também somou o segundo título de campeão nacional de estrada.
Colectivamente, o Sporting renovou os títulos de campeão nacional, em masculinos e femininos.