Qua, 27/09/2023 - 10:59
Trata-se um selo que garante a qualidade na formação de atletas, sendo por isso um motivo de orgulho para toda a estrutura. “É uma importância enorme porque a aposta na formação parte sempre dos escalões mais baixo, neste caso do minibasquete. É o culminar de um trabalho iniciado na época passada em que cumprimos com todos os requisitos pedidos pela federação. Para nós é um orgulho, pois é a primeira vez que o grupo tem esta distinção”, destacou Paulo Lourenço, responsável pelo minibasquete.
Para garantir a certificação o clube brigantino teve de cumprir vários requisitos. “Ter 25 atletas inscritos no minibasquete, ter treinadores certificados, organizar várias actividades a nível da Associação de Basquetebol de Bragança e inter-associações, e ter os escalões seguintes de formação, no caso do Estrelas sub-14 e sub-16 masculinos”, explicou Paulo Lourenço.
A certificação aumenta a responsabilidade do clube na formação de atletas. “É fácil crescer, mas manter a qualidade não é tão fácil. Esta época, avançamos com mais equipas, nomeadamente sub-14 femininos. Temos uma responsabilidade enorme porque queremos renovar este certificado”.
O Estrelas Brigantinas conta com cerca de 80 atletas, sendo que 30 estão inscritos no minibasquete.
O emblema brigantino é reconhecido, pela primeira vez, como escola certificada de minibasquete.