Câmara de Torre de Moncorvo apoia criadores para erradicar brucelose

PUB.

Qui, 07/09/2023 - 07:49


Os criadores de gado do concelho de Torre de Moncorvo vão receber um apoio anual, por parte da câmara municipal. O objectivo é ajudá-los a erradicar a brucelose

O apoio comtempla o pagamento anual da quota dos criadores, por animal, assim como o pagamento da vacina para esta doença, explica José Meneses, chefe de gabinete da câmara de Torre de Moncorvo. “O executivo municipal de Torre de Moncorvo aprovou um apoio anual de três euros por animal de exploração e declarado no Ministério da Agricultura. Este valor contempla o pagamento da quota e um valor que suporta uma vacina e desparasitação, para combatermos a brucelose e para permitir uma maior higienização nas explorações dos associados”.

Esta é a segunda vez que a câmara atribuí este apoio, que surgiu numa altura em que os animais e o leite se começaram a vender menos e que os custos de produção aumentaram. “Já no ano de 2022 tivemos esta mesma medida. A nossa principal função será também minimizar as dificuldades sentidas pelos criadores de gado, quer ovino, quer caprino, quer bovino, uma vez que, de facto, o preço baixo do leite e o escoamento sazonal dos borregos e dos cabritos, têm sido sentidos, não só por causa da pandemia. O município entendeu ajudar os criadores a custear estas despesas”.

Actualmente, no concelho de Torre de Moncorvo, há 121 criadores. “Há um total de efectivo de 6133 cabeças de gado ovino, caprino e bovino. O que existe mais são ovinos”.

A medida foi aprovada, em Agosto, em reunião de câmara. É o segundo ano que os criadores de Torre de Moncorvo são apoiados neste aspecto.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves