Seg, 14/08/2023 - 09:05
Os alvinegros conseguiram o feito este domingo após o triunfo por 3-1 frente ao S.C. Vila Real, num jogo realizado no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Henrique Almeida colocou o Mirandela em vantagem aos 27 minutos, Moubarak fez o 2-0 aos 81’ e os “Lobos do Marão” reduziram para 2-1 já em tempo de compensação, aos 90’+3, através do capitão, André Azevedo. 60 segundos depois, Moubarak bisou e fechou a contagem em 3-1.
Para o técnico, André Irulegui, o triunfo serve de tónico para a recepção ao Brito, no próximo domingo, no pontapé de saída do Campeonato de Portugal. “Estou muito satisfeito. Esta vitória vem numa fase de crescimento da equipa. Vai ajudar naquilo que está para vir, antevê-se um campeonato muito duro. Animicamente, para o grupo, que já leva praticamente um mês de trabalho, é uma vitamina que os galvaniza para o pontapé de saída do Campeonato de Portugal”.
O homem do jogo foi Moubarak. O avançado camaronês, de 22 anos, apontou dois golos e não escondeu a alegria de começar a época a vencer. “Estou muito satisfeito pelo jogo e pelos golos que marquei. Mas, toda a gente teve de trabalhar, que andar para ultrapassar as dificuldades do jogo. A equipa é muito forte”.
Para Gianluca, capitão do S.C. Mirandela, é uma vitória que reflecte todo o trabalho realizado na pré-época. “Estamos muito felizes. O nosso trabalho da pré-época está a dar frutos. Temos um grupo humilde como muita raça e vontade”.
Nuno Barbosa, técnico dos vilarealenses, não gostou dos primeiros 45 minutos, que considera terem reflectido as dificuldades da equipa na pré-época na questão da disponibilidade dos jogadores. “Este jogo surge na nossa quarta semana de preparação da pré-época e temos muito atletas que chegaram a conta gotas e estão apenas na terceira semana. Estamos a pagar um pouco a carga da pré-época. Na primeira parte, optámos muito pelo jogo longo e não conseguimos fazer aquilo que temos vindo a fazer. Não gostei nada da primeira parte. Na segunda metade, começámos a crescer, sofremos o segundo golo contra a corrente do jogo e reduzimos para 2-1 só com dez homens em jogo. Foi uma boa resposta e é a isso que temos que na agarrar. Depois, acabámos por sofrer o terceiro”.
O S.C. Vila Real vai iniciar o Campeonato de Portugal em casa frente ao Limianos.
A Taça Transmontana resulta da parceria entre as Associações de Futebol de Bragança e Vila Real.
António Ramos, presidente da A.F. Bragança, diz tratar-se de uma competição importante e mostra-se satisfeito com o triunfo do Mirandela. “É um dia em que estou muito satisfeito pois ganhou uma equipa da A.F. Bragança e do outro lado estava um clube que conhece bem, onde treinei muitos anos. O importante é as parcerias entre as duas associações que vão, com certeza, ser reforçadas”.
José Manuel Nascimento, vice-presidente da A.F. Vila Real, considera que o troféu reforça os laços entre as duas associações e o futebol transmontano. “Foi um dia de festa para o futebol transmontano. Continuamos a trabalhar em conjunto para tornarmos o futebol e o futsal transmontano mais forte”.
O S.C. Mirandela é a quinta equipa a inscrever o seu nome na história da Taça Transmontana, e a primeira do distrito de Bragança, depois de Mondinense, Chaves Satélite, S.C. Vila Real e GD Vilar de Perdizes.
O jogo teve cariz solidário. Os bens angariados, roupa, alimentos e material escolar, vão ser entregues ao Centro de Apoio Temporário Raio de Sol da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.