Qua, 09/08/2023 - 11:13
A 15.ª edição da prova organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, realiza-se no distrito de Santarém, de 18 a 20 de Agosto.
Esta será a primeira vez que os dois jovens ciclistas participam na volta. Ricardo Pinto, treinador da equipa de Paredes, também natural de Bragança, refere que os objectivos são colectivos e quer, acima de tudo, que os atletas aproveitem a experiência. “Passa tudo por objectivos colectivos, obviamente. É uma primeira experiência para eles, é uma realidade diferente e a primeira prova por etapas durante três dias. Será uma competição nova para eles e queremos que eles aproveitem esta experiência”.
Sobre o percurso, Ricardo Pinto diz tratar-se de três etapas distintas, sendo que as grandes dificuldades estão guardadas para o último dia, uma etapa mais de montanha. “Sabemos que a primeira etapa é de dificuldade média alta, a segunda é mais plana e a terceira será mais dura com mais de 1300 metros de acumulado e termina numa serra, que é uma estrada sempre difícil, que é o Montejunto”.
A Academia de Ciclismo de Paredes vai participar na Volta a Portugal de Cadetes com sete ciclistas, sendo que dois são de Bragança, Eduardo Rodrigues e Martim Vara.
A primeira etapa, marcada para o dia 18 de Agosto, vai ligar Santarém a Benavente (82 km), segue-se a tirada entre Alpiarça e Almeirim (75,7 km) no dia 19, e a terceira etapa, no dia 20, começa no Cartaxo e termina em Montejunto (80,2 km).