PUB.

Granizo e chuva do fim-de-semana estragam parte da maçã de Carrazeda de Ansiães

PUB.

Ter, 30/05/2023 - 08:57


O granizo e a chuva torrencial deste fim de semana provocaram prejuízos em algumas culturas da região, nomeadamente em pomares de macieiras e vinhas

A Associação dos Fruticultores, Viticultores e Olivicultores do Planalto de Ansiães já fez o levantamento dos prejuízos causados pela intempérie, nomeadamente nos pomares de macieiras. Duarte Borges, fruticultor e técnico da associação, conta que muitos dos frutos ficaram com ferimentos irreversíveis, pelo que já vão conseguir ter qualidade para o consumo em fresco. “Tivemos a queda de granizo, com pedras com alguma dimensão, junta com pedras mais pequeninas, que fez um picotado nos frutos bastante acentuado. Em algumas situações acabou mesmo por romper a parede celular do fruto e há frutos que têm muitos toques”, disse Duarte Borges, que explicou ainda que os toques mais pequenos conseguem disfarçar-se com o próprio crescimento da fruta e com a aplicação de algum cálcio, já os toques maiores, com profundidade, vão deformar a maçã, que tem que ir para concentrados, para sumos, perdendo valor.

Duarte Borges calcula que 40% dos 800 hectares de pomares do Planalto de Ansiães possam ter sido afetados pelo mau tempo. Quanto a prejuízos, no que toca a maçã que não será aproveitada, diz que ainda é prematuro fazer essa avaliação, já que se está a meio da campanha, com os frutos ainda com pequenas dimensões. “Temos uma noção do prejuízo mas até ao final da campanha vai fazer-se uma avaliação mais rigoroso em relação à fruta que não pode ser introduzida no mercado”, esclareceu.

Para além dos pomares de macieiras no Planalto de Ansiães, há também registo de estragos, nomeadamente em vinhas e terrenos de outras culturas, noutros concelhos da região.

Escrito por Rádio Ansiães