Crianças de Vila Flor vão aprender a tocar órgão de tubos na disciplina de Música

PUB.

Ter, 30/05/2023 - 08:57


A ideia partiu do município, que desafiou o agrupamento de escolas para que os alunos do primeiro ciclo pudessem aprender a tocar o instrumento

O objectivo é proporcionar um ensino diferenciado e ao mesmo tempo permitir o contacto com o património local, diz o presidente da câmara, Pedro Lima. “É uma oferta de ensino musical diferenciada. Não é muito fácil ter o ensino de órgão de tubos em qualquer lugar. Mas também a oferta desse ensino naquele património religioso e natural, que é o cabeço da Nossa Senhora da Assunção”.

Em Vila Flor, há dois órgãos de tubos, um de 1903 e outro de 2016, que estão no Santuário de Nossa Senhora da Assunção. E é neste santuário que as crianças vão aprender a tocar o instrumento, já no próximo ano lectivo. A câmara quer desta forma cativar os mais novos. “É mostrar algo que seja diferente, que cative, de certa forma, as crianças para a música. Não é porque nasceram em Vila Flor que não podem ter essa oportunidade, de certa forma, privilegiada, porque nem nos grandes centros é muito fácil ter este tipo de oferta”.

Para divulgar o instrumento, o município inscreveu ainda os órgãos de tubo do santuário no Plano Nacional das Artes e na Bienal de Gaia.

No próximo ano, os alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Flor vão poder aprender tocar órgão de tubos no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, em Vilas Boas.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais