Ministro da Educação recebido em Vinhais com protestos de professores e alunos

PUB.

Seg, 29/05/2023 - 08:24


O ministro da Educação foi a Vinhais inaugurar as obras feitas na Escola D. Afonso III, mas à porta do agrupamento foi recebido por um grupo de professores e alunos em protesto

Gritavam ainda “demissão” e “respeito”. A docente de Mirandela, Sílvia Saraiva, diz que está na hora de acabar com este Governo.

“Este país está completamente desgovernado ao nível da educação, da saúde, da justiça, de tudo, só podemos pedir demissão do Governo”, afirmou.

O representante do grupo de professores do Norte, Rui Feliciano, diz que há mudanças que precisam de ser feitas.

“Estamos ainda muito preocupados sobretudo com aquilo que nos aconteceu na promulgação do diploma que resultou na vinculação dinâmica dos docentes e agora neste processo de recuperação do tempo que serviço, que também não estamos contentes. Esperamos que o senhor ministro cumpra com a palavra dele e que nos ouça, reúna connosco”, disse.

Mas o ministro não ouviu e ignorou complemente os protestos. Confrontado com a manifestação, João Costa disse que na altura em que não havia subsídios não viu os professores a reclamarem.

“Os que estavam ali à porta viveram períodos em que não tinham subsídio de férias, subsídio de Natal, tinham uma sobretaxa de IRS, não me lembro de manifestações nessa altura”, sublinhou.

Acrescentou ainda que já estão a ser dados passos para melhorar a carreira docente.

“Já aprovámos algo que nem sequer estava no programa do Governo, um instrumento de aceleração das carreiras, que permite construir um instrumento legislativo paralelo para as restantes carreiras da administração. Todos vivemos o período de crise financeira em Portugal e nós não podemos reescrever a história, mas podemos introduzir estes factores de mitigação”, referiu.

Os professores estão em greve há vários meses e depois de várias reuniões entre os sindicatos e o ministro da Educação, nunca chegaram a acordo.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais