Parapente: Treze anos depois Macedo de Cavaleiros volta a receber competições de parapente

PUB.

Sex, 26/05/2023 - 10:53


As competições de parapente estão de regresso a Macedo de Cavaleiros.

A Serra de Bornes recebe, nos dias 8, 9 e 10 de Junho, a primeira de duas etapas da Liga de Portugal de Parapente, o “BôAr Bornes 2023”, que também pontua para o ranking mundial de pilotos.

Desde 2010 que não se realiza qualquer campeonato de parapente em Macedo de Cavaleiros. Agora, segundo José Dias, director de prova do clube BôAr, estão reunidas as condições para a modalidade regressar. “A prova está sempre dependente das condições físicas para a prática de parapente em segurança. E, nesse sentido, a autarquia proporcionou as condições para que isso acontecesse”.

Em prova vão estar cerca de 60 pilotos de vários países, como Espanha, Turquia, Portugal e Brasil. “É uma prova internacional e pontua para o ranking mundial. Já temos cinco países confirmados. Tivemos que limitar as inscrições por questões de logística neste regresso das competições a Macedo”.

Na Serra de Borges há duas pistas de descolagem, em Chacim e Vale Benfeito, que reúnem as condições ideias para a prática de parapente. “As descolagens de noroeste, para Vale Benfeito, e a de leste, para Chacim, estão em óptimas condições. A autarquia proporcionou essas condições. Só é pena não termos mais orientações”.

Em Macedo de Cavaleiros, o BôAr Clube de Parapente é o dinamizador da modalidade, contando já com 18 pilotos.

O clube está na organização da primeira etapa da Liga de Portugal de Parapente, a “BôAr Bornes 2023”, juntamente com a Federação Portuguesa de Voo Livre.

A prova pontua para o raking mundial, está marcada para os dias 8, 9 e 10 de Junho e vai trazer a Macedo de Cavaleiros cerca de 60 pilotos de vários países. 

 

Jornalista: 
Susana Madureira