PUB.

Habitantes de aldeias de Vimioso recebem rastreios de enfermagem

PUB.

Qua, 24/05/2023 - 09:07


Para prevenir e alertar para a saúde estão a ser feitos rastreios de enfermagem aos habitantes de diferentes localidades do concelho de Vimioso

A iniciativa decorre no âmbito da Semana para a Saúde e Bem-estar Dr. José Joaquim de Moura, que começou esta segunda-feira, organizada pelo município. Já foram feitos rastreios em Matela e Santulhão. Hoje é a vez de Carção e amanhã Argozelo.

“A adesão tem sido significativa e estamos bastante surpresos e contentes. As pessoas como estão isoladas carecem de cuidados de enfermagem, os acessos são escassos e então é uma forma de facilitarmos estes serviços ás populações”, salientou Emília Oliveira, coordenadora da Cruz Vermelha de Bragança.

Além dos rastreios, na sexta-feira as termas de Vimioso estarão abertas a toda a população, numa visita que pretende mostrar os benefícios dos tratamentos termais.

“Na sexta-feira iremos ter uma visita às termas, com a presença de uma médica especialista em saúde termal. As pessoas vão ter a oportunidade de conhecer as termas e os benefícios. O convite está feito á população”, referiu.

O objectivo é dotar a população de conhecimentos sobre a saúde, como forma de prevenir as doenças.

“O objectivo, que era aquilo que fazia o Dr. Joaquim de Moura, pegar no seu cavalo e ir ao encontro dos seus doentes, também nós queremos ir ao encontro das populações. Levar estar literacia, os conhecimentos, a informação para as pessoas, no sentido da promoção da saúde antes de ter que combater a doença, prevenir”, explicou o presidente da câmara de Vimioso, Jorge Fidalgo.

Hoje também decorrerá uma sessão sobre bullying no agrupamento de escolas de Vimioso.

A Semana para a Saúde e Bem-estar de Vimioso decorre até sexta-feira e já vai na segunda edição.

Uma homenagem ao médico José Joaquim de Moura, natural da Trofa, mas que em 1896 foi trabalhar para Vimioso, onde ficou até ao resto da sua vida. Teve grande influência na medicina comunitária, higiene pública e literacia para a saúde.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais