Mototurismo: Motards de vários países reúnem-se em Bragança no "Encuentro Grandes Viajeros"

PUB.

Sex, 19/05/2023 - 15:09


Percorrer o mundo em duas rodas, coleccionar histórias e partilhar experiências, é com este objectivo que o Encuentro Grandes Viajeros reúne cerca de 200 motards, anualmente, em diferentes países. Este ano, é a vez de Bragança receber a iniciativa.

A cidade de Bragança recebe a partir de hoje e até domingo duas centenas de motards oriundos dos quatro cantos do mundo.

Trata-se do XVII Encuentro Grandes Viajeros, um evento de mototurismo com origem na vizinha Espanha e que já percorreu dezenas de países. Este ano é a vez de Portugal, através do brigantino Rui Madeira. O empresário participou pela primeira vez em 2016. “Essa edição foi no País Basco. Gostei bastante da iniciativa e era o único português presente. A partir daí, tentei sempre para que o evento viesse para Portugal”, referiu.

Rui Madeira confessa que “não foi fácil trazer a iniciativa” para o nosso país e para a cidade de Bragança. “Percebi que não havia muito vontade, não percebi porquê. Mas, a partir do momento que se levou o evento para a América Latina foi mais fácil”.

Os participantes vão realizar uma autêntica viagem pelo mundo, sem sair de Bragança, com a partilha de histórias, fotografias e vídeos de viagens de moto, no Auditório do Nerba. “É uma troca de experiências, é o conhecer outras localidades, outras pessoas. Quem organiza escolhe os oradores do evento que partilham com os restantes participantes as suas viagens com fotos e vídeos”.

O Encuentro Grandes Viajeros realizou-se pela primeira vez em 2005, em Ávila, Espanha, com apenas 15 participantes. Desde então, a iniciativa realiza-se anualmente, com cerca de 200 mototuristas, e já passou por dezenas de países.

O XVII Encontro Grandes Viajeros começa hoje e termina amanhã em Bragança. A iniciativa conta com o apoio do Motocruzeiro.