PUB.

Idosos do concelho de Bragança foram ao IPB ser universitários por um dia

PUB.

Sex, 19/05/2023 - 09:23


Idosos das aldeias de Carrazedo, Conlelas, Castrelos e Alimonde, em Bragança, foram até ao politécnico, ontem, serem “universitários por um dia”

Através de uma experiência os alunos do IPB puderam mostrar aos mais velhos o que são chuvas ácidas. Momentos antes, os idosos já tinham estado a espreitar os microscópios e analisaram desde o sangue humano à cortiça. E não podia estar a correr melhor. “Estou a gostar muito. Esta aqui muita mocidade nova e eu já sou velho”, disse um dos participantes. “Vim conhecer a universidade. o laboratório onde estudam a saúde das pessoas. Estou a gostar muito”, revelou outra participante.

A ida ao politécnico de Bragança foi só mais uma das várias actividades da Cruz Vermelha de Bragança de combate ao isolamento. A voluntária Tatiana Anjos diz que a reacção dos idosos é compensadora. “Foi gratificante ver os sorrisos deles por saberem que vinham connosco, que iam ter um dia diferente, que não era aquela rotina diária que têm em casa, ir para as hortas, isolados”.

Pela primeira vez os idosos de Carrazedo, Conlelas, Castrelos e Alimonde tiveram a oportunidade de visitar o Instituto Politécnico de Bragança.

Além das experiências dos laboratórios, os idosos puderam ainda assistir a uma aula, comer na cantina do politécnico e andar de comboio pela cidade de Bragança.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais