PUB.

Mais de 1100 pessoas comemoraram Dia do Fascínio das Plantas em Bragança

PUB.

Qui, 18/05/2023 - 15:54


Hoje assinala-se o Dia do Fascínio das Plantas e mais de 1100 pessoas, desde os pequenos aos graúdos, passaram pela Praça da Sé e pelo parque Eixo Atlântico, em Bragança, para comemorar

Uma iniciativa do Instituto Politécnico de Bragança, que convida escolas e Instituições Particulares de Solidariedade Social a participarem em diversas actividades e ainda são distribuídas plantas. Os mais novos mostraram-se bastante informados sobre a importância das plantas.

“Levo beringela, aipo, tomate e alface. Vou plantar na quinta do meu avô”, contou Tiago Rego, de 9 anos.

“Sem as plantas nós não vivíamos e não tínhamos comida”, frisou a pequena Julieta.  

O politécnico de Bragança produz, por ano, cerca de 20 mil plantas que são depois distribuídas neste dia. Consciencializar as pessoas para a importância das plantas, nomeadamente os mais pequenos, é o objectivo da iniciativa.

“Aquilo que nós pretendemos é logo desde o infantário, logo desde o jardim-de-infância que as crianças percebam como se trata de uma planta, o que é uma planta, que a levem, que cuidem dela e que a façam crescer. Por outro lado que façam um conjunto de jogos ligados às plantas e também temos sempre uma distribuição de fruta para chamar a atenção que do ponto de vista alimentar as plantas são fundamentais, que devemos comer plantas directamente, em salada, em sopa”, frisou Anabela Martins, pró-presidente do IPB.

Esta é já a décima edição da iniciativa. Esta foi a mais participada até agora e pela primeira vez contou com a presença de uma IPSS de fora de Bragança, um lar da terceira idade de Macedo de Cavaleiros. Para que sejam abrangidas mais pessoas do distrito, no próximo ano o evento vai ser alargado.

“No próximo ano temos a intenção de fazer esta iniciativa de novo, como fizemos o ano passado, em Mirandela, associado ao nosso campus de Mirandela. Este ano foi complicado, não conseguimos pô-lo a funcionar lá, mas no próximo ano temos toda a intenção de o fazer, portanto também as instituições e escolas de Mirandela terão oportunidade”, adiantou Anabela Martins.

O Dia do Fascínio das Plantas comemora-se hoje e mais uma vez o Politécnico de Bragança não deixou passar a data em branco com a distribuição de plantas, mas também música, dança e outras actividades para toda a comunidade. 

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais