PUB.

Xadrez: XII Torneio Interescolar Cidade de Bragança reuniu meia centena de participantes

PUB.

Qui, 18/05/2023 - 11:38


Os jogos de tabuleiro ainda atraem praticantes, é o caso do xadrez. Cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, EPPU, Mirandela e Vila Nova de Foz Côa participaram esta quarta-feira no XII Torneio Interescolar Cidade de Bragança.

Nuno Cristóvão é o responsável pela prova e pelo Clube de Xadrez da Abade de Baçal, que já conta com 40 praticantes e com resultados positivos em várias competições. “Participámos no Desporto Escolar, temos tido bons resultados, estivemos presentes na fase regional, há duas semanas, em Mirandela, já tivemos uma representante no nacional de xadrez do Desporto Escolar. Temos tido bons resultados”.

Nuno Cristóvão garante que é uma modalidade cada vez mais procurada pelos alunos e que aumenta a sua capacidade de concentração. “Eu tenho tido alguns casos de miúdos irrequietos, com alguma conflitualidade e quando se inscrevem no xadrez passado uns meses já estão muito melhores”.

As regras parecem complicadas, mas Neuza Alho, que em 2022 venceu o torneio, refere que é fácil de aprender. “No início parece um pouco complicado perceber as regras e as jogadas, mas, depois, habituamo-nos e rápido aprendemos as estratégias”.

A prática de xadrez também já chegou ao digital. As competições são várias, explica Afonso Andrade, de Mirandela. “Cada vez é uma modalidade mais conhecida e a aplicação chess.com, em que podes jogar online, atingiu o seu número máximo de participantes em Janeiro deste ano”.

O torneio conta desde a primeira edição com o apoio da União de Freguesias da Sé Santa Maria e Meixedo. Para o presidente, Telmo Afonso, “é uma actividade para manter” e que já conta “com um número considerável de praticantes”.

XII Torneio Interescolar Cidade de Bragança decorreu no Bragança Shopping e contou com meia centena de participantes.

 

Jornalista: 
Susana Madureira