PUB.

Festival Literário de Bragança regressa entre 24 e 27 de Maio

PUB.

Qui, 18/05/2023 - 09:05


Mostrar como a escrita e a leitura são um meio de inclusão é o objectivo do Festival Literário de Bragança

A sétima edição começa dia 24 e decorre até 27 de Maio. São esperados escritores de todo o país como Pedro Chagas Freitas, Raúl Minh’Alma e Cláudia Lucas Chéu, mas também da região, como Ernesto Rodrigues e Fernando Calado. De acordo com a vereadora da câmara de Bragança, Fernanda Silva, este ano vão incluir também escritores transmontanos nos debates que acontecem à noite.

“Entendemos que também temos que dar a palavra aos autores transmontanos no que tem a ver com a reflexão em torno de temáticas muito abrangentes da leitura e chamá-los também ao debate juntamente com os autores de expressão nacional”, disse.

São esperadas apresentações de obras, debates, conferências e momentos musicais, envolvendo toda a comunidade, inclusive a escolar e prisional. Não vai faltar também a apresentação de mais uma colectânea da Academia de Letras de Trás-os-Montes, escrita pelos associados. Desta vez a inspiração foi o Douro, já que é a Capital Europeia do Vinho.

“O Douro, património agregador, inspirador, identitário e promotor regional e mundial, isto para que os autores pudessem ter vários caminhos a escolher, fosse através de vivências, fosse através da pesquisa, do relato do contacto com grandes escritores que têm uma obra riquíssima ligada ao Douro, como é o caso de Miguel Torga e Guerra Junqueiro. E depois o rio, que não é só a corrente, é as margens e todo o território adjacente”, explicou a vice-presidente da academia, Odete Ferreira.

O Festival Literário de Bragança acontece desde 2015, com interrupção devido à pandemia. Este ano decorre entre 24 e 27 de Maio. As iniciativas acontecem na cidade, nas escolas, no Centro de Arte Contemporânea, na Biblioteca Municipal, na prisão, mas também nas aldeias, na União das Freguesias de Parada e Faílde.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais