PUB.

Câmara de Mogadouro investe em desfibrilhadores para salvar vidas

PUB.

Ter, 16/05/2023 - 07:57


As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e um desfibrilhador pode ser crucial para salvar uma vida

Por isso, a câmara, a escola, o parque desportivo, o centro cultural e até a via pública de Mogadouro vão ter este equipamento. O autarca António Pimentel salienta a importância que pode ter junto da população, uma vez que o hospital mais perto é em Bragança, a uma hora de viagem. “Uma vez que estamos longe dos hospitais, às vezes acontecem problemas a nível de enfartes e penso que estes instrumentos vão ajudar a minimizar algum problema mais grave, que surja num evento desportivo ou cultural. O objectivo é pôr à disposição das pessoas um aparelho que lhes venha a ser útil em momentos críticos”.

Cada espaço terá, pelo menos, seis pessoas com formação para poderem utilizar o desfibrilhador. “Por cada desfibrilhador vai ser dada formação a seis pessoas, quer sejam ou não da autarquia, conforme os locais em que venham a ser instalados”.

A vila de Mogadouro tem agora cinco desfibrilhadores, em diferentes espaços. O aluguer do equipamento e ainda a formação dos utilizadores custam à autarquia cinco mil euros por ano.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais