PUB.

Bombeiros de Torre de Moncorvo celebram 90 anos mas eram precisos mais elementos

PUB.

Seg, 15/05/2023 - 08:59


O aumento do preço dos combustíveis e o atraso no pagamento pelos serviços que os bombeiros prestam está a deixar a corporação de Torre de Moncorvo numa situação financeira que aperta e muito

As palavras são do próprio Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, este sábado, nas comemorações dos 90 anos da corporação. António Salema disse, ainda assim, que os hospitais já começam a compreender a realidade dos bombeiros. “Tanto as despesas dos fogos florestais como o transporte de doentes são situações que são uma aberração. Põe em perigo a existência das associações e muitas vivem aflitas todo o ano. As receitas não entram a tempo, o que causa graves problemas. O gasóleo subiu demasiado e é pago ao preço corrente, trazendo-nos grandes dificuldades. O pagamento das entidades também se atrasa e nós temos que pagar aos fornecedores de combustível e às oficinas. Os atrasos andam na ordem dos 60 dias e que houve aqui um apertar das associações e os hospitais estão a colaborar agora mais nessa realidade”.

Central de Comunicações e Operações dos bombeiros de Torre de Moncorvo foi renovada. Uma obra que fazia falta, garante António Salema. “Foi ela que possibilitou a renovação da nossa central, que estava obsoleta. Desde 1993 que começamos com rádios, depois com telefone, mas os tempos são outros”.

Esta corporação tem, no activo, 60 bombeiros. Há 20 na reserva. No total são cerca de 90. Cerca de 40% são voluntários. E num território em que falta gente faltam, claro, mais bombeiros. “Os jovens têm que rumar a outros lugares e há falta de pessoas para exercer o voluntariado”.

Presente nas comemorações esteve a secretária de Estado da Protecção Civil. Perante os meses muito quentes que se avizinham, Patrícia Gaspar pediu prudência e disse que os comandos sub-regionais, sendo este o primeiro Verão que vão funcionar, trarão mais proximidade no que toca ao socorro. “Estou convencida de que esta mudança trará conquistas muito importantes para os nossos territórios. Sempre que há mudança há uma tendência para estranhar. Esta mudança de organização traz mais-valias e não há nenhuma barafunda. O dia-a-dia está a decorrer sem constrangimentos. Os bombeiros não actuam só no DECIR. Claro que agora no dispositivo especial de incêndios há stress mas estou convencida de que vamos estar todos à altura dos acontecimentos”.

Durante as comemorações, o presidente da câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, garantiu que está para breve a criação de uma terceira Equipa de Intervenção Permanente para aquele concelho.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves