Alunos de Vinhais já têm a Escola D. Afonso III finalmente renovada

PUB.

Sex, 21/04/2023 - 09:20


Estão finalmente terminadas as obras na Escola D. Afonso III, em Vinhais

Mais de três anos depois do começo da empreitada, 370 alunos, do primeiro ao décimo segundo ano têm agora uma escola nova.

Além de terem sido recuperados alguns espaços, foram construídos outros novos.

Uma obra fundamental e que muito representa para o concelho, assume o presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes. “Penso que esta é uma obra fundamental, das mais essenciais para o concelho de Vinhais. Finalmente está pronta. Apesar de ser uma requalificação, tem vários espaços completamente novos. É uma obra com uma grande importância porque a educação é uma área fundamental. Este voltar a uma nova casa significa muito para nós, enquanto município, mas também para todo o concelho e comunidade educativa”.

Para deixar a escola com as condições necessárias, foi preciso investir bastante dinheiro. As obras custaram mais de três milhões e meio de euros. “Estamos a falar de quase 4 milhões de euros. É uma obra muito significativa. Foram construídos dois pavilhões completamente novos, um do 1º ciclo e um pavilhão de artes. Foi requalificada toda a parte administrativa, a cozinha é totalmente nova, o refeitório foi alargado, foi ainda requalificado o espaço desportivo, o ginásio, que está fantástico. É uma escola completamente nova”.

A empreitada começou em Janeiro de 2020 e demorou mais do que aquilo que se previa por causa da pandemia de covid-19. “Claro que demorou, fruto de todos os condicionalismos que houve, com a pandemia, mas, mesmo assim, é bom relembrar que as obras nunca pararam. O empreiteiro teve um papel fundamental. Houve uma altura que alguém sugeriu que as obras deviam parar por causa da pandemia e não pararam. Demorou mas finalmente a escola está pronta, que é o que importa”.

A empreitada na Escola D. Afonso III foi financiada por fundos comunitários, através da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, pela câmara municipal de Vinhais e pelo Ministério da Educação.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves